
A comunidade quilombola Filipa, localizada no município de Itapecuru-Mirim, ganhou uma nova cisterna construída ao lado da escola. É nessa comunidade, certificada pela Fundação Cultural Palmares, que a Escola UEB São Sebastião desenvolve ações de conscientização sobre a importância da água para o ser humano, desde a implantação da cisterna escolar, que fornece água para abastecimento e uso nas atividades cotidianas da instituição, além de beneficiar diretamente os moradores da comunidade.
A estrutura foi implantada por meio do Programa Cisternas, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e executado no Maranhão pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). O Programa tem como objetivo promover o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.
Aos 84 anos, Nielza Nascimento, liderança da comunidade Filipa, testemunhou as transformações trazidas pela chegada da cisterna e afirma que a tecnologia só trouxe benefícios aos moradores.
“Essa cisterna chegou em boa hora, porque aqui a gente tem muita necessidade de água. Mesmo agora, no inverno, há dificuldade, e quando chega o verão, piora. É essa cisterna que abastece a escola”, relatou Nielza.
Segundo a moradora, a cisterna não apenas abastece a unidade escolar, mas também serve de apoio à comunidade em períodos de escassez de água nos poços.
“A cisterna ajuda na limpeza, na lavagem de vasilhas, e pegamos água para nossas casas quando falta. Por isso, sempre a mantemos limpa e aplicamos o remédio adequado, porque essa cisterna é de grande valor para toda a nossa comunidade Filipa.”
“A água é vida. Sem água, nós não podemos sobreviver. A água nos acompanha desde o batismo até o fim da vida. Para tudo, ela está presente, por isso precisamos dela em todos os aspectos da vida”, declarou dona Nielza.
A cisterna abastece a escola que atualmente atende 32 alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.
Os alunos aprendem desde cedo que a água é essencial para a vida de todos. “A água é fundamental para a sobrevivência”, contou o aluno Luís Otávio.
O secretário da SAF, Bira do Pindaré, falou sobre o programa Cisternas e como vem beneficiando as comunidades rurais do Maranhão com o apoio do governador Carlos Brandão. “A gestão do governador Carlos Brandão está cuidando de todos e o programa Cisternas é uma ação que garante água à população rural mesmo no período de estiagem, uma tecnologia simples e muito eficiente no acesso à água para produção de alimentos e, também, na utilização pela comunidade escolar. Todos ganham com o programa Cisternas,” pontuou Bira.
Comentários
Postar um comentário
Diga o que você achou dessa matéria?