Profissionais da rede estadual de saúde orientam população sobre prevenção contra gripes e resfriados


O uso de álcool em gel evita o contágio de doenças (Fotos: Julyane Galvão)

Os primeiros meses do ano, quando é registrado um maior volume de chuvas, é também o período que requer maiores cuidados com as medidas de prevenção a gripes e resfriados. Os sintomas podem ser facilmente confundidos com os da Covid-19, o que pode aumentar a demanda por atendimento nas unidades de saúde. Diante do cenário, profissionais da rede estadual de saúde orientam a população sobre as formas de prevenção às síndromes respiratórias.

O médico Bernardo Bastos Wittlin, infectologista do Hospital Presidente Vargas, unidade estadual de referência em Pneumologia, Infectologia e Doenças Tropicais, destacou que as medidas de prevenção à gripe são as mesmas para a Covid-19. “É importante manter o hábito da higienização das mãos, além do distanciamento social e o uso de máscaras. A etiqueta respiratória também deve ser utilizada ao tossir e espirrar, cobrindo a boca e o nariz com a flexura do cotovelo”, disse o infectologista.

Os sintomas da gripe e da Covid-19 podem ser muito parecidos. Ambas as doenças apresentam quadro de febre, tosse, dor de garganta e dores no corpo. Uma das formas de manter-se protegido contra a gripe é tomando a dose anual da vacina, administrada aos grupos específicos previstos no calendário de vacinação, tais como idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.

Os sintomas, quando mais leves, podem se apresentar como um resfriado. A perda de olfato e paladar costuma estar mais relacionada à Covid-19. Os resfriados são provocados por diversos tipos diferentes de vírus. Eles costumam ser inofensivos e desaparecem em até duas semanas. Os seus sinais e sintomas são semelhantes aos da gripe, porém acompanhado de secreção nasal, espirros e congestão. Somente exames médicos complementares são capazes de fazer a diferenciação.

A médica Giselle Boumann, infectologista que integra a equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade referência para pacientes graves e de alta complexidade da Covid-19 no Maranhão, ressalta que, como a transmissão da gripe é semelhante à do coronavírus, o uso de equipamentos de proteção individual é indispensável para a prevenção.

“O uso de máscaras e a higienização das mãos deve ser uma prática recorrente para se evitar a contaminação pelo vírus da gripe. Os quadros graves da doença se manifestam de forma muito semelhante aos de Covid-19, podendo apresentar lesão no pulmão e até insuficiência respiratória com necessidade de oxigênio. Contudo, a principal diferença é que a gripe possui medicamentos capazes de eliminar a doença, enquanto que o coronavírus apenas aqueles que diminuem a inflamação, mas de forma direta para eliminar o vírus, infelizmente ainda não”, explicou Giselle.

Medidas preventivas fitoterápicas

O fortalecimento do sistema imunológico também contribui para a prevenção da gripe e dos resfriados. “O primeiro passo neste início de período chuvoso é priorizar a hidratação do corpo, assim como o uso preventivo de chás preparados por infusão e xaropes. Exemplos de infusão são os de folha de manga e de gengibre, bem como o xarope de Mikania glomerata (Guaco), excelente para o trato respiratório e tosses persistentes. Essas medicações auxiliam na imunidade tanto como anti-inflamatório pulmonar natural”, conta a coordenadora do Programa Farmácia Viva, Kallyne Bezerra.

O Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos foi criado em 2016 pelo governador Flávio Dino. O programa é executado com o objetivo de facilitar o acesso da população às formas alternativas de tratamento em saúde. As ações do Farmácia Viva Hortos Terapêuticos estão presentes em 125 cidades maranhenses, com 50 hortos implantados, cerca de 600 profissionais da saúde da Atenção Básica e mais de 14 mil pessoas, entre agentes comunitários e de outras especialidades, capacitadas.

Comentários