"Todos por São Luís" atende centenas de pessoas na Vila Nova

Todos por São Luís atende centenas de pessoas na Vila Nova

Em sua 16ª edição, o programa "Todos Por São Luís" chegou esta semana à Vila Nova, mais um bairro da região Itaqui-Bacanga beneficiado com os serviços do projeto que já prestou atendimento a mais de 100 mil pessoas em cerca de 120 bairros da capital. Na culminância da ação, promovida neste sábado (12), a comunidade compareceu em grande número para usufruir dos serviços essenciais nas áreas de saúde preventiva, embelezamento, assistência social, esporte, lazer, cultura, educação, segurança alimentar, entre outras.

O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, e de sua equipe, realizou visita aos estandes montados no pátio da Unidade Estadual Aquiles Lisboa e nas imediações da escola, onde também aconteceram exposições artesanais, aulões de dança, feirinha do agricultor familiar, apresentações culturais como o bumba meu boi mirim Brilho do Sol Nascente, quadrilha mirim Matutinha do Sertão, Grupo de Capoeira Congo Aruandê, teatro de fantoches, entre outras brincadeiras infantis.

"Diálogo, participação popular e ação do poder público formam o tripé desse importante programa que vai até as comunidades cuidar das pessoas, ouvir seus anseios e procurar dar solução aos principais demandas da população em diversas áreas. É sempre um dia de festa na qual o principal objetivo é levar cidadania aos ludovicenses", disse o prefeito Edivaldo.

Além da Vila Nova, as ações da 16ª edição do programa "Todos por São Luís" envolveu ainda as comunidades circunvizinhas da Vila São Luís, Vila Ariri, Mauro Fecury I, Mauro Fecury II, Vila Sol Nascente, São Mateus, Ilha da Paz, entre outras.
A primeira-dama Camila Holanda destacou a abrangência da ação e o volume de serviços ofertados a cada edição do programa. "A participação de diversas instituições parceiras e o engajamento de todas as secretárias trabalhando de forma integrada e focadas nas demandas essenciais das comunidades têm contribuído para transformar o programa "Todos por São Luís" numa ferramenta de grande alcance social, no qual realizamos pequenos serviços mas com grandes benefícios à comunidade", disse a primeira-dama.


Assim como nas edições passadas do programa, a área da Saúde - que já prestou mais de 16 mil atendimentos contabilizados desde o início da ação - foi novamente uma das mais procuradas pela população, com destaque para o atendimento oftalmológico. Na Vila Nova, foram ofertados ainda atendimentos médicos em ginecologia, pediatria, clínica geral, dermatologia e odontologia, além de consultas de enfermagens e serviços de aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C; vacinação em adulto contra o HPV, vacinação antirrábica, avaliação nutricional, entrega de medicamentos da Farmácia Básica e emissão de cartão do SUS.

Um dos objetivos da ação é também gerar renda e emprego para a comunidade local. Para tanto, durante toda a semana, foram oportunizadas aos moradores diversas capacitações por meio de cursos e oficinas, como as de informática básica, técnicas de vendas e atendimento ao público; panificação, doces e salgados; preparação para concursos: dicas e orientações; confecções de bombons regionais, comida típica maranhense, confecção de bonecas, customização de roupas, confecção de sacolas para presentes, confecção de bolsas com materiais reciclados; preparação de sorvetes, entre outras capacitações.

Durante a programação do "Dia D" do mutirão na Vila Nova, as crianças e adolescentes ganharam espaços especiais para atividades lúdicas, esportivas e artísticas, onde participaram de competições em diversas modalidades esportivas, oficinas de origami, contação de histórias, desenhos, etc.

A pequena Bruna de Abreu Santos, 10 anos, disse que adorou aprender a confeccionar pássaros de origami, e o estudante Ryan Victor Freiras, 11 anos, participou do mini-torneio de futebol de mesa. Ambas as crianças são moradoras da Vila Nova e encontraram no mutirão uma oportunidade de aprendizagem, diversão e integração. "É a segunda vez que eu participo. Estive também no mutirão da Vila Embratel, onde me consultei e brinquei", disse Bruna Santos.

A dona de casa Roseane Mota Silva, 30 anos, foi uma das primeiras a chegar ao mutirão para consultar os dois filhos com o pediatra. "Gostei muito do atendimento porque nem sempre conseguimos rápido uma consulta nos hospitais. Aqui meus filhos foram muito bem atendidos e já até recebi alguns medicamentos da farmácia básica para as crianças", disse ela.

Acompanharam também o "Dia D" do programa Todos por São Luís na Vila Nova os secretários municipais Aldo Rogério (Agricultura, Pesca e Abastecimento), Batista Matos (Comunicação), Júlio França (Esporte e Lazer), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Severino Sales (Articulação Política), além do secretário estadual do Trabalho, Julião Amin; e a vereadora Bárbara Soeiro, entre outras autoridades locais.

RODA DE CONVERSA

Em mais uma edição da Roda de conversa do programa "Todos por São Luís", o prefeito Edivaldo reuniu-se na noite da última sexta-feira (11) com lideranças comunitárias e população do polo Vila Nova, na região do Itaqui-Bacanga, no pátio da Igreja São José Operário, para expor o plano de ação da administração municipal para os bairros. Na abertura do diálogo com os moradores da Vila Nova, o prefeito anunciou o envio da mensagem da lei de licitação do transporte público para a câmara.

"Tenho imensa alegria em voltar a este bairro, onde por várias vezes estive como vereador, agora como prefeito. Passo a passo vamos avançando. Em breve vamos resolver o problema do transporte público desta região", disse o prefeito.

Os secretários Canindé Barros (SMTT), Helena Duailibe (Saúde), Socorro Araújo (Setur), Antonio Araújo (Semosp) e Gustavo Marques (Projetos Especiais) acompanharam o prefeito na roda de conversa que teve participação de dezenas de pessoas.

Comentários