NSS: governo Lula vai restituir dinheiro de aposentados desde as gestões Temer e Bolsonaro


Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (8), ministros do governo Lula informaram sobre a restituição de todo o dinheiro roubado dos aposentados em fraudes promovidas por associações desde os governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

"Importante mencionar como isso aconteceu e ter claro isso. A permissão para o desconto associativo desde 1991. Mas, a partir de um determinado período, e esse período começa principalmente em 2019, os valores desses descontos começam a aumentar em função de um processo, que foi detectado lá no começo de 2019 pelo Ministério Público Federal, e que infelizmente durante esse tempo todo não foi criado um modelo de controle desses descontos. Nesse mesmo período, em 2021 e 2022, algumas organização são criadas com esse objetivo fraudulento. Infelizmente, em 2023 e 2024 essas organizações conseguiram perpetuam esses descontos", afirmou Vinícius Marques de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU).

Carvalho afirmou que a orientação de Lula é para que os órgãos de investigação sejam firmes no combate às fraudes e corrupção e que foi isso o que houve no desencadeamento da operação da Polícia Federal (PF) que desarticulou o esquema criminoso contra os aposentados desde a gestão Temer e que foi ignorada durante o governo Bolsonaro.

"O presidente Lula nos orienta todos os dias em relação ao combate e à prevenção de fraudes e corrupção. Foi o governo do presidente Lula que garante a autonomia necessária para que os órgãos trabalhem e coibam esse tipo de coisa. E foi isso o que aconteceu".



Comentários