Do sonho coletivo à resistência: Prêmio Manoel da Conceição, marca as comemorações de 46 do Partido dos Trabalhadores



O que começou em 10 de fevereiro de 1980, em um encontro no Colégio Sion, em São Paulo, transformou-se em uma das trajetórias políticas mais profundas da história do Brasil. Fundado sob o signo da redemocratização e da justiça social — contando com figuras emblemáticas como o maranhense Manoel da Conceição —, o Partido dos Trabalhadores celebra este ano quatro décadas e meia de uma caminhada marcada pela militância e pelo enfrentamento às desigualdades.

Neste sábado (21), a Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) tornou-se o palco dessa memória viva. A solenidade de comemoração dos 46 anos do partido foi um momento que transcedeu a celebração política para reconhecer as vozes que, no dia a dia do nosso estado, mantêm acesa a chama da resistência e da construção democrática.

A celebração da resistência: Prêmio Manoel da Conceição

A solenidade foi marcada pela entrega da 4ª edição do Prêmio Manoel da Conceição. A honraria é um reconhecimento direto a lideranças que, em suas áreas de atuação mantêm vivo o compromisso de Manoel — símbolo da luta camponesa e um dos fundadores do PT nacional — com a justiça e a dignidade do povo.

A premiação celebrou o mérito em categorias fundamentais como:  Atuação Partidária, Direitos Humanos e Democracia, Comunicação, Agrário e Meio Ambiente e Educação e Cultura.

Reconhecendo quem faz a história

Entre os HOMENAGEADOS desta edição, destaco a trajetória de Cricielle Muniz, mulher preta e da periferia que nos últimos tempos tem sido destaque como gestora na área da Educação, fazendo a diferença na vida de milhares de alunos  do IEMA e suas famílias.

Cricielle Muniz: Com uma atuação marcada pelo diálogo e pela construção coletiva, a homenagem à Cricielle, reconhece o protagonismo de novas lideranças que no cenário atual, expandem as fronteiras da militância, garantindo que as pautas populares ocupem cada vez mais espaços de decisão e fortalecendo a renovação no campo progressista.

A 4ª edição do Prêmio Manoel da Conceição reafirma que no Maranhão, a construção de uma sociedade democrática e solidária continua sendo um trabalho coletivo, feito de vozes, trajetórias e resistência diária.


Comentários