Iracema Vale é um dos nomes fortemente cotados para a disputa ao Governo do Estado em 2026, embora ela rejeite essa ideia. Em sua mensagem de final de ano ela enfatiza que a política existe para "cuidar, ouvir e avançar", defendendo a união acima das diferenças.
Isso a posiciona como uma figura conciliadora em um momento de fragmentação da política maranhense.
| Iracema Vale, primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão |
Como a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa, ela utiliza sua posição para fortalecer uma imagem de liderança feminina forte e resiliente, papel que ela própria tem desempenhado ao longo de sua recente gestão no comando da Casa legislativa maranhense, um verdadeiro desafio diário.
O cenário político atual é marcado por uma crise entre os dois principais grupos políticos da atualidade: Brandonistas vs Dinistas, grupo do governador Carlos Brandão e o outro de aliados do ministro Flávio Dino.
O ponto central do impasse é o recuo em um acordo de 2022 que previa que o vice-governador Felipe Camarão (PT) assumiria o estado para concorrer em 2026 na cadeira de governador.
Com a mudança de planos do governador que diz que não irá sair do cargo (motivos explicitadamente já exposto por Brandão ) nomes alternativos dentro do grupo, como o de Iracema Vale e o de Orleans Brandão (Secretário e sobrinho do governador), ganham força nas articulações e nas pesquisas.
Ao falar diretamente para "todas as pessoas" (as que celebram, as que lutam e as que estão cansadas do mesmo na política), Iracema Vale, tenta ampliar seu alcance para além do institucional. O foco em "2026" no encerramento visual da mensagem não é por acaso; é uma demarcação clara de que ela é uma das protagonistas do próximo ciclo eleitoral.
Comentários
Postar um comentário
Diga o que você achou dessa matéria?