Brandão realiza inaugurações e anuncia políticas estratégicas em celebração ao Mês da Consciência Negra



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Igualdade Racial (Seir), realiza nesta quinta-feira (27) uma grande solenidade alusiva ao Mês da Consciência Negra, com um conjunto de entregas históricas para a população negra e quilombola do estado.

A programação ocorrerá a partir das 14h. A primeira ação será a inauguração da reforma do Centro de Cultura Negra (CCN), que fica na Rua dos Guaranis, s/n, rua Barés, bairro João Paulo. Em seguida ocorrerá a inauguração da Casa Quilombola – Centro de Referência Estadual Quilombola, o primeiro espaço dessa natureza no Brasil, que fica localizado na Rua Rio Branco, n° 9, Centro de São Luís.

As ações reforçam o compromisso do Governo do Maranhão com a promoção da igualdade racial, o enfrentamento ao racismo estrutural e a valorização da cultura afro-brasileira, celebrando avanços estruturais, políticos e simbólicos para o povo negro maranhense.

“Este é um momento histórico para o Maranhão e, sobretudo, para a população negra do nosso estado. A entrega da reforma do Centro de Cultura Negra e da inauguração da Casa Quilombola, representam não apenas o cumprimento de compromissos assumidos, mas a concretização de demandas legítimas e antigas dos movimentos sociais. São espaços fundamentais para a organização política, social e cultural do nosso povo, que fortalecem a identidade, garantem acolhimento e ampliam a luta por direitos. Hoje celebramos conquistas estruturantes que reafirmam o compromisso do Governo do Estado com a igualdade racial e o enfrentamento ao racismo”, afirmou Lília Raquel de Negreiros, secretária de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular.

A inauguração da reforma do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) acontece um ano após a assinatura da ordem de serviço. Na oportunidade será realizada uma recepção para o governador Carlos Brandão e desenlace da fita inaugural, seguida de visita guiada ao espaço totalmente revitalizado para garantir mais segurança, conforto e melhores condições para o desenvolvimento de atividades formativas, culturais e comunitárias. Fundado há 46 anos, o CCN é um símbolo de resistência, articulação política e valorização da ancestralidade, sendo referência na promoção da cultura negra no estado.

Às 16h, será inaugurada a Casa Quilombola, o primeiro centro de referência quilombola do Brasil, dedicado a fortalecer comunidades quilombolas em trânsito pela capital. O equipamento representa um marco histórico, fruto do diálogo entre o Governo do Estado, a Sedihpop e importantes organizações do movimento quilombola, como Associação das Comunidades Negras Rurais e Urbanas Quilombola do Estado do Maranhão (Aconeruq), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq/Ma) e União das Organizações Quilombolas (Uniquis), que junto ao Governo do Estado, por meio da Sedihpop, atuarão na gestão compartilhada do espaço.

A Casa Quilombola funcionará como ponto de apoio social, cultural e educativo, além de ser lugar de referência para reivindicações de direitos, preservação da memória e fortalecimento da identidade quilombola no Maranhão, estado com o maior número de comunidades quilombolas do país.

Durante o ato, também serão realizadas ações e assinaturas de políticas como a entrega do Selo Quilombos do Maranhão para quatro comunidades, a entrega de 19 certificações de comunidades quilombolas reconhecidas pelo estado e a assinatura da ordem de pagamento das Bolsas do Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ), beneficiando 465 jovens de 35 municípios.

A cerimônia também marca o anúncio e apresentação de importantes instrumentos voltados à promoção da igualdade racial como: Retorno da Caravana Maranhão Quilombola; Apresentação da minuta da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável para Povos Tradicionais de Terreiro e Comunidades de Matriz Africana; Apresentação da minuta do Plano Estadual Decenal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Lançamento do Selo Gosto do Maranhão e do Edital PAA Quilombola (SAF); Lançamento do Programa Qualifica, com oferta de cursos em diversas áreas profissionais, voltados prioritariamente a populações vulneráveis (SETRES).

A partir das 17h, a solenidade segue na Praça Gonçalves Dias, com formação do dispositivo oficial, falas de representantes das organizações quilombolas, das secretarias envolvidas e do governador Carlos Brandão.

O evento encerra com show cultural da Banda Filhos de Jah, às 18h.



Serviço

O quê: Solenidade de Anúncios e Entregas – Mês da Consciência Negra

Quando: Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Onde:

Às 14h – Inauguração da Reforma do CCN Centro de Cultura Negra – Rua dos Guaranis, s/nº, Barés – João Paulo, São Luís

Às 16h – Inauguração da Casa Quilombola Rua Rio Branco, nº 09 – Centro

Às 17h – Solenidade e encerramento cultural na Praça Gonçalves Dias.

Comentários