
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) informa que o período do vazio sanitário para cultura da soja vai começar na quinta-feira (3), para os municípios da região Sul do estado.
A portaria Aged nº 610/2025, publicada no Diário Oficial do Estado, em maio deste ano, destaca as ações de caráter técnico-administrativo e medidas fitossanitárias obrigatórias visando à prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado do Maranhão. Essa portaria estabelece o período do vazio sanitário da soja e o calendário de plantio em todo o Maranhão, dividindo o estado em três grandes regiões produtivas.
A partir de amanhã (dia 3 de julho) até o dia 30 de setembro, os produtores do Sul do Estado, dos municípios de Alto Parnaíba, Balsas, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso, Benedito Leite e São Domingos do Azeitão que englobam a chamada Região Produtiva I, devem obedecer ao vazio sanitário de soja.
Durante o vazio sanitário é proibido o plantio da soja e é obrigatória a destruição das plantas voluntárias (guaxas ou trigueiras) por meio do controle químico ou mecânico.
Ao obedecer ao vazio sanitário, os produtores podem manter a sanidade da cultura da soja, além de garantir uma produção mais saudável e produtiva.
Comentários
Postar um comentário
Diga o que você achou dessa matéria?