Na manhã desta sexta-feira (28), o auditório Darcy Vargas do Hospital Aquiles Lisboa, em São Luís, recebeu o encontro dos filhos separados pelo isolamento compulsório de pacientes com hanseníase no Maranhão.
O evento promovido pelo Ministério da Saúde do governo Lula, reuniu filhos de pacientes que foram internados na antiga Colônia do Bom Fim, um local que historicamente abrigou pessoas com hanseníase.
![]() |
Artur Custódio. |
O objetivo principal do encontro, foi fornecer suporte e orientação para que esses filhos pudessem encaminhar suas documentações à Comissão Interministerial de Avaliação do Governo Federal. Um passo importante para garantir o direito à indenização previsto na Lei nº 12.312/2024.
Artur Custódio, representante do Ministério da Saúde, destacou a importância do encontro. Custódio explicou detalhadamente o funcionamento da lei e como ela busca reparar as injustiças sofridas pelos filhos de pacientes com hanseníase, que foram separados de seus pais e sofreram com o estigma da doença.
![]() |
Custódio, Ruth Araújo, Dorinha Marinho e a jornalista Rose Castro. |
"Essas pessoas por falta de informações estavam caindo em alguns golpes de indivíduos que estavam cobrando para encaminhas seus processos à Brasília. Mas agora, o governo está promovendo a busca por essas pessoas e passando todas as informações necessárias para que todos recebam os seus direitos", explicou.
"Os filhos separados, na maioria das vezes são pessoas vulneráveis que estavam caindo nas mãos de oportunistas. Mas o que eles não sabiam é que não é necessário intermediários, na verdade trata-se de um processo administrativo, nós estamos indo nos territórios para que as pessoas tenham acesso aos seus direitos", pontuou.
A Lei nº 12.312/2024 representa um reconhecimento do Estado brasileiro sobre essas injustiças e busca oferecer uma reparação financeira para os filhos dos pacientes. O Ministério da Saúde tem promovido esses encontros pelo país aonde havia colónias de hansenianos.
O Ministério da Saúde do governo Lula tem trabalhado para combater o estigma da hanseníase e promover a inclusão social das pessoas afetadas pela doença. O encontro em São Luís é um passo importante nesse sentido, pois busca dar visibilidade à história da Colônia do Bom Fim e reconhecer o sofrimento dos filhos dos pacientes.
Os dados entregues serão avaliados pela Comissão Interministerial de Avaliação que analisará a documentação dos filhos dos pacientes e determinará o valor da indenização a ser paga.
O encontro em São Luís representa um marco importante na luta pelos direitos dos filhos dos pacientes com hanseníase. A iniciativa do Ministério da Saúde demonstra o compromisso do governo Lula em reparar as injustiças do passado e promover a inclusão social dessas pessoas.
Os beneficiados que se enquadram na Lei nº 12.312/2024, poderão receber suas pensões mensais no valor de um salário mínimo e meio em breve.
Vale destacar que os encontros e a busca por direitos é uma luta árdua construída por vários atores, tendo como principal o Movimento de Reintegração dos Atingidos pela Hanseníase Mohan.
Estiveram presentes na reunião, membros do Movimento de Reintegração dos Atingidos pela Hanseníase Mohan, como, Dorinha Marinho e Ruth Araújo, entre outros, que compõem a Comissão dos Filhos separados, autoridades e parlamentares.
Que DEUS abençoe o presidente Lula, Arthur,Dra.Ana Maria,Dorinha ,Mohan,a comissão e todos aqueles que estão engajados nesta luta,que DEUS quebrante o coração dos políticos para que mas leis sejam criadas para benefícios daqueles que precisam.
ResponderExcluirA luta é nossa. Obrigada pelo apoio e vamos continuar nessa pegada pela lei estadual também
ResponderExcluir