Sebrae Prefeitura Empreendedora: Nove municípios recebem troféu pelo primeiro lugar em uma das dez categorias do prêmio





Boas práticas municipais que incrementam o ambiente de negócios do estado e o empreendedorismo e fortalecem territórios foram celebradas no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, realizado ontem terça-feira (9), no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. Nesta edição, 71 prefeituras inscreveram projetos nas dez categorias contempladas, totalizando 101 iniciativas. Ao todo, 47 projetos ficaram entre os finalistas e receberam certificação durante a solenidade de premiação, e 23 deles foram vencedores.

“O Prêmio representa um reconhecimento às prefeituras, de fato, empreendedoras. Na décima primeira edição, tivemos 89 projetos inscritos e 74 habilitados no Maranhão. Nesta edição de 2024, alcançamos o maior número de inscrições no estado do Maranhão, consagrando uma participação das mais relevantes no cenário nacional”, avalia o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal. E completa: “Todas as prefeituras habilitadas nas várias etapas do prêmio já são vencedoras pela coragem de apostar no empreendedorismo”.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, parabenizou as prefeituras finalistas por investirem no empreendedorismo

Na categoria Cidade Empreendedora, o primeiro lugar ficou com o município de Grajaú, seguido por Matinha na segunda posição e Lajeado Novo na terceira colocação. São Luís, Porto Franco e Lagoa Grande do Maranhão ficaram entre os finalistas. Destaque da premiação, Grajaú também conquistou o troféu na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente.

Na ocasião, o prefeito Mercial Arruda, de Grajaú, mostrou-se grato pelas vitórias. “A minha palavra inicial é de agradecimento a Deus por ter me dado a oportunidade de ser gestor municipal da minha terra e agradecer ao Sebrae pela iniciativa desta premiação e a todos. Realmente o prêmio é dos 74 mil habitantes de Grajaú e também dessa equipe que aqui está, os secretários, nossos assessores, participando dessa festa”, comemora o gestor.

Em Compras Governamentais, a campeã foi a cidade de Barra do Corda. Empreendedorismo na Escola teve São Bento em primeiro, São João do Paraíso em segundo e Icatu em terceiro lugar. Chegaram à final na categoria Empreendedorismo Rural os municípios de João Lisboa, Raposa, Peritoró, Parnarama, Igarapé Grande e São João dos Patos, e levaram o troféu para casa as cidades de Sítio Novo, São Luís e Santa Luzia do Paruá, respectivamente na primeira, segunda e terceira posição. Bequimão foi a vencedora na categoria Governança Territorial.


Dos 47 projetos finalistas, 23 saíram vencedores em primeiro, segundo ou terceiro lugar

A categoria Sala do Empreendedor teve Estreito em primeiro lugar, Santa Luzia do Paruá em segundo, Viana em terceiro e Caxias entre as finalistas. A cidade de Caxias também foi uma das finalistas em Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo, categoria que trouxe em segunda posição o município de Porto Franco e foi vencida por São José de Ribamar.

“A premiação significa a participação efetiva com a parceria do Sebrae, mostrando que, de fato, nós estamos levando dignidade para a população de Ribamar, levando empreendedorismo, levando arte, enfim, levando condições de profissionalização da nossa população”, afirma o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho.

A categoria com mais iniciativas finalistas foi Inclusão Produtiva, com 16 no total: Maracaçumé em primeiro, Itinga do Maranhão em segundo, Parnarama em terceiro, Bacurituba, Barreirinhas, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Pastos Bons, Rosário, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Pedro da Água Branca, Timon, Urbano Santos e Vila Nova dos Martírios. Saíram ganhadoras em Turismo & Identidade Territorial as cidades de Humberto de Campos, Barra do Corda e Riachão, em primeira, segunda e terceira colocação, respectivamente.

Transformar Juntos Maranhão

O XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora abriu as atividades do Transformar Juntos Maranhão, evento do Sebrae, realizado em parceria com o Governo do Estado, que discute políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios. Enfocando cultura, integração e potencialidades do estado, a abertura reuniu cerca de 1200 pessoas no auditório Darcy Ribeiro, do Multicenter Negócios e Eventos, entre convidados, autoridades e parceiros do Sebrae.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, considera o Transformar Juntos um marco. “Ao reunir e conectar os principais atores do desenvolvimento local, damos importante contribuição institucional, fortalecendo relacionamentos e ampliando o potencial de atuação de cada instituição e segmento aqui representados”, enfatiza o dirigente.


O presidente do Conselho do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, discursou durante a abertura do evento, que deu início à programação do Transformar Juntos Maranhão.

Em seu discurso, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, ressaltou o papel do Sebrae como parceiro dos municípios. Destaco o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento dos municípios, reconhecendo com gratidão o que essa instituição faz, tem feito e continuará fazendo como agente de integração, pensando caminhos para os municípios. Muito oportuno, portanto, este momento de integração e esforço conjunto.


O vice-governador Felipe Camarão, que também participou da abertura do evento representando o governador Carlos Brandão, mencionou em seu discurso as Salas do Empreendedor e o Cidade Empreendedora, ações realizadas em parceria com o Sebrae, além de ações estruturantes do governo, como estradas de acesso a polos turísticos. “O Transformar Juntos é isso, um esforço de pensar juntos e compartilhar soluções, cada um fazendo a sua parte. O maranhense merece empreender e viver em um estado próspero e desenvolvido”, refletiu.

Comentários