Com o tema “Diga não à revitimização”, será realizado nesta quarta (20), às 16h, o ‘II Workshop Comunicação Humanizada’. O evento promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Casa da Mulher Brasileira (CMB) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), visa contribuir para difusão de informações no combate à violência de gênero de modo a evitar o descaso, culpabilização e exposição da vítima.
Em média, a mulher que sofre violência demora em torno de 5 a 10 anos para realizar a denúncia. Entre os principais fatores corroborantes para esta situação estão o medo, a falta de apoio familiar e a vergonha. A subnotificação de denúncias ocasiona a permanência no ciclo da violência. Em contrapartida a este cenário, é imprescindível o trabalho desenvolvido pela imprensa.
A informação é uma grande ferramenta de proteção à mulher, para conhecer seus direitos, compreender o trabalho desenvolvido pela rede e saber reconhecer os sinais de um relacionamento abusivo. A responsabilidade com o que é noticiado e a forma transmitida interfere diretamente na recepção da mensagem. Trabalhar de maneira consciente e empática o propagar do fato sem expor ainda mais a mulher numa situação de vulnerabilidade, evitando a revitimização.
Em 2023, 47 mulheres foram vítimas de feminicídio, e entre elas nenhuma possuía Medida Protetiva de Urgência em vigor. O feminicídio é o último ato e uma série de violências, e ele não atinge apenas a vítimas, mas todos ao redor (filhos, família e amigos).
Em 2023, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a redução do número de casos de feminicídio foi de 31,88%, quando estabelecida comparação com o ano anterior, 2022. Encorajar a denúncia e dispor das informações de proteção às mulheres salvam vidas.
O II Workshop Comunicação Humanizada será realizado na Casa da Mulher Brasileira com direito a certificação.
Inscrições pelo link: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFzE3pcZZWImIaXZDsDlMVJqMjxsatuT1tJUFxlfHMg5vLww/viewform?pli=1
Programação:
16h00 – Abertura
16h10 – Painel 1 – Comunicação sem revitimizamação
16h30 – Painel 2 - A subnotificação de denúncias
16h45 – Encerramento Difundindo os mecanismos remotos de proteção à mulher (Delegacia Online, App Salve Maria Maranhão, Juçara 24h, Medidas Protetivas de Urgência e Ouvidoria da Mulher)
SERVIÇO
O quê: Workshop Comunicação Humanizada
Quando: Dia 20/03, às 16h
Onde: Auditório da Casa da Mulher Brasileira – Av. Professor Carlos Cunha, nº572 – Jaracaty, São Luís – MA
Comentários
Postar um comentário
Diga o que você achou dessa matéria?