Saiba quem é Sílvio Costa Filho, novo ministro do "Centrão" no Portos e Aeroportos

Deputado Silvio Costa Filho (Republicanos/PE)



O deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos) foi anunciado, nesta quarta-feira (6), como o novo ministro dos Portos e Aeroportos do governo Lula (PT). O parlamentar pernambucano, que substitui Márcio França (PSB), já foi vereador do Recife, deputado estadual e secretário do Turismo de Pernambuco.

O convite a Sílvio Costa Filho para integrar o governo é aguardado desde julho, quando o deputado se reuniu com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). Com a ida dele ao ministério, o suplente Ossessio Silva (Republicanos) deve assumir o mandato na Câmara de Deputados.

Filiado ao Republicanos desde 2019, Costa Filho assume o cargo em meio a uma reforma ministerial realizada para ampliar a base de apoio ao governo no Congresso, acomodando mais partidos do Centrão.

Em 2022, o parlamentar apoiou a candidatura de Lula à presidência da República, apesar de ser filiado a um partido, até então, da base bolsonarista.

Filho do ex-deputado federal Sílvio Costa (Republicanos) - que hoje é suplente da senadora Teresa Leitão (PT) -, Sílvio Costa Filho tem 41 anos, é formado em pedagogia e exerce o segundo mandato consecutivo na Câmara Federal.

O futuro ministro dos Portos iniciou na vida pública em 2004, quando foi eleito vereador do Recife pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) com 22 anos. Em 2006, elegeu-se deputado estadual pela mesma legenda.

Durante o mandato, o parlamentar foi convidado pelo então governador Eduardo Campos (PSB) para ser secretário estadual do Turismo.


Em 2009, ele entregou o cargo após ser investigado por um suposto esquema de superfaturamento em contratos de artistas com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), retornando à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).


Em 2016, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Sílvio Costa Filho foi candidato a vice-prefeito do Recife, na chapa liderada por João Paulo (PT), contra Geraldo Júlio (PSB), que tentava a reeleição. A eleição foi vencida, no segundo turno, pelo então prefeito da cidade.


Comentários