SINPROESEMMA participa da Conferência Estadual de Educação 2022


O Sindicato do Trabalhadores e Trabalhadora em Educação (SINPROESEMMA), participa da Conferência Estadual de Educação 2022, que acontece de 04 à 06 deste mês de forma virtual e reúne representantes da comunidade escolar, gestores, movimentos sociais, conselhos e demais entidades representativas da sociedade civil organizada.


Com o tema: “Reconstruir o país: a retomada do estado democrático de direito e a defesa da educação pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social”, e lema: “Educação para todos/as se constrói com Democracia e participação social: nenhum direito a menos”, a COMAE 2022, é uma ação do Fórum Estadual de Educação (FEE), em regime de colaboração com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), prefeituras, instituições públicas, conselhos e movimentos sociais.

Professora Izabel Lins

Segundo a Secretária Geral do SINPROESEMMA, professora, Izabel Lins, a Conferência vem consolidando-se cada vez mais em um instrumento democrático de participação popular e de sustentação da Educação no Maranhão.

“O maior objetivo da COMAE 2022 é a defesa e garantia de uma educação construída junto à comunidade escolar, aos professores, funcionários de escola, estudantes, pais de alunos, movimentos sociais, sindicalistas, entre outros atores. Cada um colaborando dentro de sua experiência para a construção de uma escola democrática e igualitária para todos. Então, é por isso que a Conferência vem se consolidando cada vez mais a cada ano”, pontuou.

Professora Eunice Brussio

A professora Eunice Brussio, Secretária de Assuntos Educacionais do SINPROESEMMA, também destacou a importância do evento.

“A importância da Conferência Estadual de Educação é fundamental para todos, profissionais da Educação, pais, responsáveis, gestores, e o SINPROESEMMA como representante dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação, trouxe a sua contribuição para o debate, por entender que uma educação democrática e de qualidade se constrói na base, ouvindo a todos os atores”, destacou.

Participam da COMAE 2022, a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva; Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); a presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel Alves da Silva; Emerson Araújo, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do MA, deputado estadual Zé Inácio; a professora Benedita Costa, coordenadora do Fórum Estadual de Educação; o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o coordenador do Fórum Nacional da Educação, professor Manoel Humberto Gonzaga; representante do Ministério Público Estadual Eduardo Borges; presidente da UNDIME Região Nordeste, Alessio Costa; e a vice-presidente da UNE Paula Coutinho. Além dos Delegados eleitos, gestores de escolas, professores/as, profissionais que atuam na Educação Básica, superior pública e privada, da educação profissional e tecnológica do Maranhão.

Comentários