Sinproesemma realizou a segunda etapa do Curso de Formação Básica para dirigentes sindicais

O Sinproesemma realizou nos dias 26 e 27 de maio a segunda etapa do Curso de Formação Básica para os dirigentes sindicais.

Durante os dois dias de curso, os trabalhadores em educação do Maranhão puderam debater e discutir sobre a conjuntura internacional e nacional através da palestra sobre Projeto Nacional de Desenvolvimento e Desafios do Movimento Sindical que teve como ministrante o professor Thomas de Toledo. Já o professor André Cavalcanti mostrou a evolução do Capitalismo e as lutas sociais no Brasil e ainda falou sobre a relação entre o Estado, Partido e Sindicato.

Segundo o secretário de formação sindical do Sinproesemma, professor Amarildo Silveira, “a formação sindical historicamente tem um papel estratégico na construção coletiva e para a transformação social. Não podemos esquecer quem são os nossos algozes”, pontuou o secretário.

Já para o secretário adjunto, Ivanildo Galvão, esse é um momento importante para a categoria e para toda a coordenação estadual do Sinproesemma, pois permite que ampliemos o nosso conhecimento sobre o que está acontecendo no mundo e adquiramos mais experiência.

Para o Presidente do Sinproesemma, professor Raimundo Oliveira, esses debates e discussões produzem conhecimento que é extremamente importante para consolidar a luta da classe trabalhadora.

“Vivemos um momento muito complicado no Brasil, sofrendo vários ataques do Governo Federal, principalmente em relação à educação. E diante dessa conjuntura é fundamental nos municiarmos de conhecimento para continuarmos a luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e, especificamente, de uma educação pública de qualidade no Maranhão e no Brasil”, disse Oliveira.





Comentários