Caravana da Carreta da Mulher começa pelo município de Codó


Após cumprir uma intensa agenda de ações nos bairros da Grande Ilha, realizando mais de 15 mil atendimentos, a Carreta da Mulher Maranhense segue rumo ao interior do estado, levando saúde preventiva para as mulheres maranhenses. A caravana iniciará a rota pelo município de Codó, atendendo na Praça São Sebastião, a partir da próxima segunda (6) até a quarta-feira (8).

As ações da Carreta da Mulher fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que promove ações de conscientização ao público feminino facilitando o acesso a serviços de saúde básica, como mamografia, Papanicolau, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia, além de palestras informativas sobre violência de gênero.

Na área da saúde, o intuito é rastrear mulheres de 25 a 69 anos e prevenir doenças com a realização dos serviços, inclusive casos de câncer de mama. Aliado às estratégias de saúde preventiva, o diagnóstico precoce fornece ao paciente uma chance maior de cura e aumento de sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo.

Atendimentos

A Carreta da Mulher atua de maneira itinerante nos bairros e municípios do Maranhão. Os atendimentos são realizados com apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e o Cartão do SUS. Para ser beneficiada com atendimento de mamografia, a mulher tem que ter idade entre 40 e 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, devem pedir solicitação médica, que será avaliada previamente pela equipe.

Ampliação

Para ampliar o serviço de prevenção que será realizado no interior do estado, o Governo do Maranhão viabilizou, para julho deste ano, a aquisição de mais uma unidade móvel, nos mesmos padrões aplicados aos veículos atuais.

SERVIÇO
O quê: Ação da Carreta da Mulher em Codó.
Quando: Do dia 6 até o dia 7 deste mês, das 8h às 16h; e no dia 8, das 8h às 12h.
Onde: Praça São Sebastião, em Codó.

Comentários