SINPROESEMMA retoma mesa de negociação da pauta dos educadores com a Seduc

 O presidente do SINPROESEMMA, Raimundo Oliveira iniciou sua fala destacando a importância da manutenção da Mesa de negociação.

O SINPROESEMMA, (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão) reuniu-se na tarde da última sexta-feira (20) com a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, na sede da SEDUC.

O objetivo da reunião foi garantir a manutenção da Mesa permanente de negociação e retomar algumas pautas da Campanha Salarial 2022 como: reformulação da tabela salarial (correção quanto as referências do professor lll); automaticidade das progressões (para concessão no início do ciclo); titulação; Decretos de difícil acesso e área de risco; Educação indígena; pró-funcionário estadual a ser realizado através da UEMA ou IEMA; resgate do fórum EJA e sobre o Eneja (Encontro Nacional de Educadores de Jovens e Adultos).

Raimundo Oliveira destaca a importância da tabela salarial

O presidente do SINPROESEMMA Raimundo Oliveira, entre outros pontos falou da importância da correção da tabela salarial.

“Nós tivemos aqui o resgate das pautas que nós discutimos sempre com a SEDUC, e a correção da tabela é de suma importância, pois vai trazer uma repercussão na carreira, quanto ao cargo de professor III, referências A1 à AC7. A automaticidade também tem o seu caráter necessário pois o objetivo é que o governo faça o planejamento, para que o professor tendo o tempo completo no ciclo ingresse imediatamente na nova referência no início do ciclo,” pontuou.

 
A secretária Luzinete Pereira, ouviu atentamente e sinalizou positivamente às pautas do SINPROESEMMA.

A secretária Leuzinete Pereira, respondeu aos questionamentos do SINPROESEMMA, de forma positiva.

“A reunião foi importante por que a gente segue estreitando os laços com os profissionais da educação por meio do sindicato. Seguimos no diálogo pra avançar nos acordos, na implementação daquilo que já foi pactuado na gestão do governador Flávio Dino e o governador Brandão segue na implementação desses compromissos. Sobre a tabela Salarial, vamos fazer um levantamento quanto a repercussão financeira para saber o impacto no orçamento do Estado. Mas já adianto que um dos acordos pactuados com a gestão foi a gratificação de difícil acesso, fizemos uma pesquisa das localidades que caracterizam-se como difícil acesso, e agora nós vamos publicizar para que os profissionais que trabalham nessas áreas possam fazer a solicitação do direito. Todas as providências institucionais via SEGEP, estão sendo feitas para que a gente possa implementar a gratificação de difícil acesso. Em relação aos profissionais que atuam em áreas alto de risco, como unidades prisionais, já serão implementadas as gratificações no próximo mês de junho”, pontuou. 

Para a secretária a reunião foi importante para estreitamento dos laços com a categoria por meio do sindicato.

De acordo com a gestora os dois decretos de área de risco e difícil acesso, já foram regulamentados e estão em trâmite na SEDUC. Quanto o decreto referente aos profissionais que trabalham em áreas de risco, em unidades de ressocialização e presídios, aproximadamente 125 profissionais já foram identificados.

Ainda segundo a secretária, sobre as titulações, são mais de 1100 processos em tramitação e a SEDUC vai solicitar das URES que mandem os processos de volta à secretaria para dar andamento a essas demandas. Já acerca do pró-funcionário estadual a secretária disse que será estudada pela gestão a possibilidade de implantação.

Ao final o presidente do SINPROESEMMA avaliou como positiva a primeira reunião de trabalho com a secretária.

“Nós tivemos aqui um resgate das pautas que nós sempre discutimos com a SEDUC, mantivemos a mesa permanente de negociação. Então, nós avaliamos que os encaminhamentos construídos dentro da mesa de negociação, foram positivos. Mas é importante dizer que mantemos aqui as tratativas necessárias para buscarmos resolutividade do que está pendente, e naquilo que podemos avançar, no contexto da pauta da Educação no estado do Maranhão”, finalizou Oliveira.

Além do presidente do SINPROESEMMA Raimundo Oliveira, participaram o vice-presidente Henrique Gomes, Eunice Brússio, Regina Ferreira, Edna Castro, Regina Pereira, Izabel Lins, Jori Mary Santos, Fábio Orlean, e Josivaldo Correa, e da SEDEC, Thiago Durans, Márcio Machado, e demais técnicos.

Comentários