Equipe da rede estadual de saúde emociona paciente com ida à praia para rever o mar

- Ação emocionou a dona Rita de Cássia que está em tratamento no Hospital Geral Vila Luizão (Foto: Laécio Fontenele)24/05/2022

“Só de estar aqui com vocês, com toda a equipe que me auxilia, que cuida da minha saúde, recebendo essa força, essa coragem, está sendo emocionante. Vocês não têm ideia, está sendo muito gostoso estar aqui. Gratidão a Deus e a todos vocês”. O agradecimento emocionado foi da dona Rita de Cássia Reis Martins, de 58 anos, à equipe que a acompanhou na manhã desta terça-feira (24) em um passeio na praia do Olho d’Água.

A técnica em enfermagem, por ser natural do município de Guimarães, já havia frequentado a praia. Ver o mar novamente foi motivo de muita emoção. O próprio filho, que a acompanhou junto com a equipe do hospital, deu à Dona Rita de Cássia o adjetivo de ‘praiana’.

“Nós somos de Guimarães e já frequentávamos a praia, toda a família, desde muito cedo. Fico feliz de estar realizando o desejo da minha mãe, que está há muito tempo no hospital em tratamento. Ela já estava com desejo de sair, dar uma volta, surgiu a oportunidade e, de fato, é um motivo de muita felicidade”, pontuou Arinilson Reis Martins, filho da paciente.

A dona Rita de Cássia faz tratamento há um mês e quinze dias no Hospital Geral Vila Luizão. Ela trata de um câncer hepático na unidade, que faz parte da rede estadual de saúde e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

“Uma internação prolongada acaba levando o paciente a ter um sentimento de tristeza. Mesmo no hospital, adotamos medidas que possam confortar todos os pacientes, ações para melhorar o humor. E a dona Rita de Cássia me relatou que, por ser de Guimarães e já conhecer a praia, tinha muita vontade de voltar a ter esse contato com o mar. Então, tivemos essa ideia de trazê-la à praia para melhorar o humor e visivelmente ela está melhor, bem-humorada e feliz”, ressaltou o diretor clínico do Hospital Geral Vila Luizão, Márcio Serra.

Na praia, o clima foi de total descontração. Dona Rita de Cássia foi levada, em uma cadeira apropriada, pela faixa de areia até pertinho do mar e caminhou com a ajuda dos profissionais sentindo a água em seus pés. Foi um momento de muita alegria da paciente que foi compartilhado com toda equipe médica.

“Essa interação nos deixa muito felizes. Poder olhar a paciente alegre, sorrindo, é motivo de muita felicidade para todos nós. Poder trazer a paciente em um ambiente que a deixa feliz, que traz boas recordações e tirar a paciente, mesmo que seja por poucas horas, do ambiente hospitalar é de extrema importância. É uma paciente que consegue andar, tem mobilidade para isso. Esse contato dela com o mar melhorou tanto o bem-estar físico quanto emocional dela”, reforçou Alexandra Mesquita, coordenadora multiprofissional do Hospital Geral Vila Luizão.


Comentários