“Cenário epidemiológico no Maranhão é favorável para realização do São João”, afirma secretário de Estado da Saúde

Em coletiva, governo divulgou calendário dos festejos juninos - Foto: Márcio Sampaio


Com números que indicam o controle da pandemia da Covid-19 no Maranhão, o Governo do Estado se prepara para dar início às festividades juninas. Segundo dados do Monitora Covid-19, plataforma da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Maranhão tem a melhor resposta no controle do contágio pela Covid-19 se comparado a outros estados. Os indicadores demonstram também baixa taxa de internação pela doença e avanço na vacinação, já que o estado já tem disponível a 4ª dose para as pessoas imunossuprimidas, idosos e profissionais da saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, confirma que o atual cenário epidemiológico possibilita a realização do São João, depois de dois anos sem as tradicionais festas juninas. “O Maranhão se prepara para realizar o maior São João do Brasil e o cenário, em relação à pandemia, é favorável. Além dos dados da plataforma da Fiocruz, analisamos outros indicadores como a taxa de internação e avanço da vacinação”, ressalta o gestor estadual da pasta.

De acordo com a plataforma Monitora Covid-19, o Maranhão passou 435 dias para registrar a duplicação de casos da doença. Em 23 de fevereiro de 2021, o estado notificou 216.647 casos da Covid-19, e somente em 4 de maio deste ano, o número chegou a 433.302. O segundo colocado do ranking, o Amapá, passou 367 dias para registrar a duplicação de casos.

Além disso, a média móvel de novos casos dos últimos 30 dias apresenta uma queda de mais de 70%; dos 120 leitos exclusivos para assistência a pacientes com a Covid-19 na rede estadual, estão ocupados apenas seis leitos, sendo quatro na UTI e dois nas enfermarias; e há mais de 10 dias não há notificação de óbito no Maranhão. O cenário é resultado também da vacinação. No Maranhão, já está disponível a 4ª dose da vacina para as pessoas imunossuprimidas, idosos e profissionais da saúde.

“O governo segue também apoiando os municípios, para que a vacinação contra a doença continue avançando em todo o estado. Estamos atentos aos indicadores e temos ampliado o diálogo com as prefeituras que apresentam cobertura vacinal abaixo de 70%. Para intensificar a vacinação, além de pontos de vacinação, o poder público estadual tem usado a Força Estadual de Saúde para atuar na vacinação nos municípios”, enfatizou Tiago Fernandes.

Em coletiva à imprensa nesta semana, o governo divulgou os preparativos para o São João do Maranhão. Os festejos juninos iniciam no dia 27 de maio e prosseguem até 31 de julho. São esperados cerca de 450 mil visitantes em São Luís, por conta da vasta programação.

“Com o cenário de controle da pandemia da Covid-19, a gente avança na assistência à saúde e pode também realizar o São João, aumentando a cadeia produtiva, movimentando a economia e gerando emprego. Seguimos vigilantes, acompanhando o cenário da pandemia no estado”, finalizou Tiago Fernandes.

Comentários