SINPROESEMMA promove Roda de Conversa em Defesa e Promoção da Educação Pública



O Sinproesemma realizou nesta quinta-feira, 28, a 1° Roda de Conversa em Defesa e Promoção da Educação Pública, que debateu sobre o piso e a carreira dos trabalhadores em educação e ainda sobre a vida e obra de Paulo Freire. A atividade fez parte da 23° Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, desenvolvida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação (CNTE) que está sendo realizada entre os dias 25 a 29 de abril e tem como tema “A educação no centro do projeto de Nação: Um outro Brasil é possível!”

A 23ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública está promovendo a reflexão de que a soberania nacional e popular exige um projeto educacional articulado, construído em bases sólidas e democráticas, considerando que uma nação soberana deve estar vinculada a um Projeto Emancipador de Educação.

Atual secretária de Assuntos Educacionais, do SINPROESEMMA, Professora Doutora Eunice Brússio, destacou a importância da programação da 23ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública nos estados brasileiros.

Professora Doutora Eunice Brússio

“A reflexão sobre Defesa e Promoção da Educação Pública é fundamental para esta e as futuras gerações. Pois vivemos um momento de instabilidade política no nosso país. Então, a CNTE e o SINPROESEMMA estão de parabéns pela promoção do debate no Maranhão e nos demais estados. Ter a oportunidade de explanar sobre a vida de Paulo Freire, que é o nosso baluarte da Educação é uma honra, eu só tenho a agradecer todos e todas presentes”, observou.

Durante a Roda de Conversa, o presidente do Sinproesemma explanou sobre a importância de uma Carreira decente para os profissionais da educação.

“A valorização da carreira e do profissional da Educação é a base das lutas do SINPROESEMMA. Esse foi o norte da nossa Campanha Salarial 2022, onde conseguimos zerar uma demanda reprimida antiga que são as progressões e o enquadramento correto de cada professor/a em sua referência certa. Mas sabemos que muito ainda precisa ser feito e o SINPROESEMMA continua na defesa intransigente da Educação, e dos trabalhadores/as do nosso estado”, pontuou Oliveira.

Ao final de sua fala Raimundo Oliveira, destacou ainda a programação da 3ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.

“O SINPROESEMMA está trazendo para o debate temas de suma importância para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Parabenizo a CNTE pela oportunidade, haja vista o atual momento de instabilidades e retirada de direitos da classe trabalhadora no nosso país, finalizou Oliveira.

Comentários