Porto do Itaqui realiza o 1º InovaPortos

- O encontro foi realizado em formato híbrido, no auditório da EMAP e com transmissão ao vivo pelo YouTube (Foto: Divulgação)5/04/2022

O Porto do Itaqui realizou, nesta semana, com apoio da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) e Ministério da Infraestrutura (Minfra), o InovaPortos, primeiro evento brasileiro de inovação voltado para o setor portuário, com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), dos Ministérios da Infraestrutura e da Economia, Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti).

“É uma grande honra realizar o primeiro InovaPortos aqui no Porto do Itaqui, um projeto nosso em parceria com o Minfra e a Abeph, e colocar em debate temas como o porto do futuro e novas ideias para o setor. O objetivo é preparar nossos portos para os desafios do presente e debater sobre ações, projetos e propostas que possam levar os portos brasileiros para o futuro”, afirmou o presidente do Itaqui, Ted Lago.

Segundo o diretor de Gestão e Modernização Portuária do Minfra, Otto Burlier, o InovaPortos é “mais um passo para impulsionar a inovação nos portos organizados, potencializar a mudança cultural dentro do setor portuário a partir da inovação contínua”.

O encontro, em formato híbrido com transmissão ao vivo pelo YouTube, reuniu, no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), nomes dos setores portuário, da administração pública e das principais empresas especializadas em inovação no Brasil para debater os grandes temas dessa área. A quarta revolução industrial e a transformação digital, Governo Digital, Inovação, Tecnologia e Transformação na agenda ESG e Governança de Inovação no setor portuário, foram alguns dos temas apresentados em talks, painéis, pitches e cases.

Participaram das atividades, na segunda-feira (4), o professor Gil Giardeli, especialista em cultura digital, web ativista, difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital; o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho – ambos em modo remoto; e ainda o diretor de Gestão e Modernização Portuária do Ministério da Infraestrutura, Otto Burlier, e o superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão, Hermano Reis.

O segundo dia de atividades contou com uma rodada de pitches de startups e cases de inovação dos portos de Suape, Açu e Santos. Participaram dos painéis, dentre outros, a CEO da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves; o professor Sérgio Cutrim, coordenador do Grupo de Estudos em Logistica, Negócios e Engenharia Portuária; o CEO da CLI, Hélcio Tokeshi; o coordenador de Projetos Especiais da Subsecretaria de Sustentabilidade do Minfra, George Yun; o consultor sênior da Fundación Valenciaport, Jonas Constante; o gerente de Desenvolvimento de Negócios na Enterprise Singapore; e a gerente de Comunicação da EMAP, Deborah Baesse, membro da Comissão de Inovação do Porto do Itaqui.

Ao final do encontro, foi anunciada a sede do 2º InovaPortos, no Porto de Santos. Toda a programação foi gravada e será disponibilizada no canal do Porto do Itaqui no YouTube.

Comentários