População aprova revitalização do Morro do Querosene, no bairro Madre Deus, em São Luís

- Morro do Querosene é considerado o berço do tradicional grupo carnavalesco Máquina de Descascar Alho (Foto: Divulgação)18/04/2022

A revitalização do Morro do Querosene, no bairro Madre Deus, em São Luís, foi muito bem recebida pelos moradores e visitantes do local. Entregue no dia 1º de abril, a reforma é mais uma ação do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), e faz parte do projeto de revitalização de espaços públicos em todo o estado.

Considerado o berço do tradicional grupo carnavalesco Máquina de Descascar Alho, o Morro do Querosene é um espaço de grande importância cultural para a comunidade. O local recebeu urbanização e revitalização completa, com os serviços de paisagismo, colocação de bancos e painéis artísticos de decoração. O equipamento público foi projetado para se tornar um local mais cômodo para os brincantes e população em geral.

A moradora Márcia Veloso relata a felicidade e gratidão pela reforma da praça no Morro do Querosene. “Aqui estava muito abandonado e tudo quebrado, fazia tempo que não passava por uma reforma. O meu agradecimento é ainda maior pela homenagem que fizeram ao meu pai (Mestre Veloso), um dos fundadores da Máquina de Descascar Alho. Agora temos um espaço mais bonito para exaltar nossa cultura. Muito obrigado ao Governo do Estado”, disse.

Com 36 anos de existência, a Máquina de Descascar Alho tradicionalmente se concentra na Estação da Máquina, que fica localizada no Morro do Querosene. O grupo foi criado no bairro da Madre Deus e atrai milhares de brincantes ao longo de décadas, sempre com foco em valorizar as músicas maranhenses da velha guarda que moravam no bairro mais boêmio de São Luís.

A secretária de Estado das Cidades, Joslene Rodrigues, destacou a importância da revitalização e preservação do espaço cultural. “Manter o ambiente do Morro do Querosene ativo é valorizar nossa gente e nossas tradições. Essa é uma ação de muito significado para o local e para a cultura maranhense”, ressaltou a titular da Secid.

Comentários