Paulo Victor é eleito presidente da Câmara de São Luís

Em sessão solene, com votação aberta e nominal, Paulo Victor foi eleito por unanimidade. / Fabricio Cunha


O vereador Paulo Victor (PCdoB) foi eleito, na manhã desta segunda-feira (04), presidente da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2023/2024. Em sessão solene de eleição da Mesa Diretora, no Plenário Simão Estácio da Silveira, com votação aberta e nominal, o parlamentar foi eleito, por unanimidade, com os votos dos 31 vereadores.

A sessão foi presidida pelo atual presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT). O mandato de Paulo Victor e dos novos dirigentes da Mesa Executiva terá início no dia 1º de janeiro de 2023.

Os vereadores Francisco Chaguinhas (Podemos), Ribeiro Neto (Patriota), Edson Gaguinho (União Brasil), foram eleitos, respectivamente, para os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidente, respectivamente.

A chapa “Vai Dar Certo” é formada ainda pelos vereadores Aldir Júnior (PL), Beto Castro (Avante), Fátima Araújo (PCdoB), Andrey Monteiro (Republicanos) e Antônio Garcez (Agir), 1º, 2º, 3º, 4º e 5º secretários, respectivamente, e também exercerão os cargos pelos próximos dois anos.

Resultado com Diálogo

O bom diálogo do vereador na disputa pela presidência da Casa parece ter sido o fator determinante para a sua eleição. Tido por seus pares como conciliador e transparente, Paulo Victor foi elogiado por não escolher “lados” dentro da Câmara.

“Ele não será um presidente da direita, do centro, da esquerda, de governo ou oposição, mas de todos”, afirmou Francisco Chaguinhas ao justificar seu voto no colega de plenário.

Na opinião do vereador Edson Gaguinho, a união dos parlamentares municipais só foi possível graças à empatia e resiliência que era comum entre os integrantes do grupo. “Eu sofri muito, mas me mantive fiel graças à empatia e resiliência que era algo comum entre a gente”, afirmou.

Demandas urgentes

A garantia da valorização dos servidores, a abertura de canais de diálogos com a sociedade, e a autonomia e independência do Legislativo foram apontadas como necessidades urgentes que o presidente eleito pretende adotar.

Bastante emocionado, Paulo Victor destacou que de imediato pretende firmar um contrato para plano de saúde e a implantação do Ticket Alimentação para os servidores, a criação da Escola do Legislativo – a Escolegis e a instalação de uma creche que vai atender aos filhos dos servidores da Casa.

“Nós assumimos o compromisso com a cidade, com a população e com os vereadores para que esses passos possam ser dados desde o primeiro dia de gestão da nossa Casa e, por isso, eu conto

com todos vocês para que isso tudo possa acontecer. É hora do Parlamento ser grande, é hora do servidor ser reconhecido, é hora da sociedade conhecer e acompanhar nosso trabalho. São Luís sentirá a força de uma Câmara presente, atuante e voltada para os interesses dos que mais precisam”, declarou em pronunciamento na tribuna.

Atribuições da Mesa

O mandato da Mesa Diretora tem duração de dois anos. Compete aos membros coordenar as atividades legislativas, bem como exercer a administração da Casa.

É função do presidente, dentre outras atividades, representar e administrar a Câmara, autorizar despesas e assinar correspondência oficial, além de convocar e presidir reuniões. O 1º e o 2º vice-presidente o substituem em caso de ausência, bem como exercem atribuições oficialmente delegadas por ele.

Já o secretário-geral controla a inscrição de oradores e os registros de presença dos parlamentares, além de responsabilizar-se pelos livros destinados aos serviços da Câmara. Seus dois vices são responsáveis por substituí-lo quando necessário, além de exercer as funções delegadas pelo titular.

Quem é ele?

Nascido em 8 de março de 1986, em São Luís (MA), Paulo Victor Melo Duarte é acadêmico de Direito e Comunicação – habilitação Relações Públicas. É casado com Stefanny Mayara e pai de Máximus Victor, de 5 anos.

Politicamente, teve seu teste de fogo ainda como integrante da militância do PDT, durante o famoso bandeiraço do partido em uma caravana que percorreu quase todos os municípios maranhenses, na campanha de 2006, que levou Jackson Lago à vitória da eleição para o Governo do Estado. Estava consolidado ali, o ingresso de Paulo Victor, na política.

Em 2016, foi candidato a vereador, mas não logrou êxito ficando apenas na 1ª suplência da coligação, com 4.562 votos. Apesar disso, Paulo Victor assumiu o mandato de vereador na Câmara Municipal de São Luís, em 05 de janeiro de 2017, após licenciamento do titular Ivaldo Rodrigues, que passou a responder pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, a convite do prefeito reeleito, Edivaldo Holanda Júnior.

Como principais marcas do seu mandato, destaque para projetos de lei que beneficiam, diretamente, mães, consumidores e trabalhadores. É de sua autoria a lei que regulamentou aplicativos de transporte na capital. Profissionais de Educação Física tiveram apoio na luta contra o abuso das cobranças de taxas nas academias, graças à chamada Lei do Personal, também de sua autoria.

O parlamentar explica que muitas vezes, abdica de momentos em família para se dedicar à causa pública. “Não faço isso por questão de preferência. A minha família é a minha base, meu norte, meu suporte. Mas, eu tenho uma missão que assumi com todo orgulho e não vou falhar. Estou aqui para servir à minha cidade e farei isso com toda satisfação, até quando Deus permitir”, enfatiza o vereador.

Filiado atualmente ao PCdoB, Paulo Victor foi eleito vereador de São Luís, em 2020, com 6.035 votos. Chegou à presidência da Casa em seu primeiro mandato, entrando para a história do Palácio Pedro Neiva de Santana.

Comentários