Governo inaugura cisternas escolares em Barreirinhas e beneficia mais de 300 estudantes

- Secretário Diego Rolim destacou a importância da ação para os estudantes (Foto: Divulgação)


No povoado Carnaubeira, no município de Barreirinhas, a Unidade Escolar Doutor Teixeira de Freitas é uma escola com mais de 40 anos de existência e com muitas histórias para contar.

Após décadas sendo apenas abastecida por um poço artesiano, nesta quinta-feira (28) a comunidade escolar comemorou a inauguração de uma cisterna escolar na instituição, construída pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Tanto a escola de Carnaubeira, quanto mais seis escolas dos povoados Massangano II, Mumbuca, Riachinho, Olho D’Água dos Cabral, Rio Grande e Braço foram beneficiadas com cisternas escolares com capacidade de 52 mil litros.

O equipamento garante água de qualidade para consumo dos alunos e preparação das refeições, após a água captada pelas chuvas ser devidamente tratada. Enzo Gabriel, de apenas 7 anos, é um dos 90 alunos da escola de Carnaubeira, e disse que a água é boa. “A água serve para beber e lavar as mãos, é muito boa”, comentou.

Para o secretário da SAF, Diego Rolim, as sete cisternas inauguradas representam uma grande conquista. “Podemos constatar aqui o respeito e a admiração dos alunos pela água. Com a construção dessas cisternas estamos levando dignidade aos alunos. E já faço um desafio à escola para fazermos uma horta orgânica neste espaço”, pontuou.

A diretora da unidade, Rosilena Caldas, que há mais de 10 anos coordena a escola, contou com emoção que a cisterna representa uma luta de toda a comunidade escolar.

“Entendemos que a água é um recurso essencial e, principalmente, aqui na escola em que temos crianças que precisam de uma água de qualidade para consumo e alimentação. Ficamos extremamente felizes por esta ação do Governo do Maranhão que também contemplou outras comunidades daqui”, informou Rosilena Caldas.

O programa Cisternas é uma ação do governo federal e é executado no Maranhão pela gestão estadual.

Comentários