Governo do Estado realiza entrega do Sopão Solidário na Ceasa

 


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), através do Banco de Alimentos, realizou nesta terça-feira (26) a entrega do Sopão Solidário, na Central de Abastecimento de São Luís (Ceasa).

A iniciativa faz parte do calendário de ações socioeducativas do Banco de Alimentos, promovidas pelo governador Carlos Brandão, com o objetivo de combater a fome e evitar o desperdício e o manuseio incorreto dos alimentos, para assim, fortalecer a política de estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Foram entregues 200 copos de sopão (500ml) para catadores, carregadores e pessoas que estiveram no local, durante a ação.

O secretário do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, falou sobre a importância da ação. "O Banco de Alimentos vem somando esforços com a gente na questão da segurança alimentar, e agradeço muito ao governador Carlos Brandão pelo grande apoio. Juntos, nós estamos combatendo o desperdício, a partir do recolhimento e das doações, aqui dentro da Ceasa. Logo após, fazemos a distribuição desses alimentos arrecadados para quem precisa, quem vive ao redor, e convive com algum tipo de insegurança alimentar, consequência das situações de pobreza", ressaltou.

Além de aliviar a fome, a ação visa identificar e capacitar catadores na manipulação de alimentos coletados na feira. A iniciativa faz parte das comemorações dos 3 anos de funcionamento do Banco de Alimentos, e contribui com a segurança alimentar de usuários e frequentadores, como explica a coordenadora Daniela Arraes. “Estamos realizando essa ação, porque percebemos a situação dos catadores, que vem todos os dias em busca de alimentos. Iniciativas como essa fazem com que a gente possa ajudá-los e orientá-los a como fazer o manuseio dos alimentos, sem pegar doenças”, explicou.

A catadora Eunice Castro mora na Raposa, e conta que a ação é fundamental para pessoas como ela. "Eu acho muito bom, principalmente para quem vive de catar os alimentos e não tem um emprego, como eu", disse.

Vale ressaltar que o Sopão Solidário permanecerá o ano todo, com distribuições mensais, visando sempre ajudar socialmente e nutricionalmente as camadas mais vulneráveis.

Comentários