Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, Governo leva prestação de serviços para Itaipava do Grajaú e entrega Centro Educa Mais em Grajaú


Inaugurações de obras na infraestrutura, cidadania, educação, meio ambiente, saúde e segurança integraram a agenda de governo, nas cidades de Itaipava do Grajaú e Grajaú, nesta terça-feira (19). A série de ações marcou o Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19 de abril, e que reforça a política pública da gestão estadual voltada a estas comunidades. O governador Carlos Brandão coordenou as inaugurações e pontuou o simbolismo do momento.

“Quero registrar que hoje é o Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas, uma data muito importante e escolhemos o município de Itaipava do Grajaú, onde realizamos uma ação solidária e de cidadania, voltada à população indígena. Contamos com a parceria da Defensoria Pública na garantia de cidadania, com a emissão de título de eleitor, CPF, da carteira de identidade, além de outras ações sociais. Esta é uma data muito valorizada pelo nosso governo, que tem como marco, a criação do Estatuto dos Povos Indígenas, que consolida as políticas públicas para o segmento, lhes garantido ainda mais direitos”, destacou o governador Carlos Brandão. O momento contou com presença de 1,5 mil indígenas de 11 comunidades.

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) coordenou os serviços de cidadania ofertados aos povos indígenas em Itaipava do Grajaú, na emissão de vários documentos pessoais, ação que prossegue até o dia 23 deste mês. Equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma) realizaram atendimento de saúde básica. Ainda na agenda, foi entregue o novo Estádio José Alves Santana - Artuzão, doados blocos sextavados de concreto e entregues títulos de propriedade de terra.

O prefeito Jovaldo Cardoso Oliveira Junior destacou as iniciativas para a cidade. “Estamos muito felizes com todos os benefícios recebidos do Governo do Estado e essa satisfação é transmitida por nossa população. Quero parabenizar o governador por ter atendido as nossas reivindicações, que foram muitas, e estamos muito satisfeitos com os benefícios entregues ao povo. É um momento histórico para Itaipava do Grajaú”, disse o gestor.

Membro de comunidade indígena, Fábio Timbira destacou os serviços do Procon-MA. “Hoje é um dia importante, por ser comemorado o dia dos nossos povos indígenas e que está sendo marcado por diversas ações. Eu achei muito importante o serviço de emissão de documentos, porque com estes documentos todos são reconhecidos como cidadãos. Acredito que agora, de fato, vamos conseguir contemplar a população indígena, que estava excluída de muitas iniciativas, inclusive de programas sociais, pela falta destas documentações. Parabéns por esta iniciativa”, enfatizou.

O cacique Getúlio Guajajara também pontuou sobre as ações de cidadania. “É de uma importância muito grande. O documento pessoal é necessário para ser atendido em uma unidade de saúde, para conseguir uma escola, para ter acesso a um programa social. É muito necessário e esta é uma ação muito boa”, avaliou.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão anunciou a reforma de uma escola e a recuperação da estrada de Itaipava do Grajaú até Lagoa Grande.

Escola Digna e segurança

Reforçando a educação em Grajaú, o Governo do Maranhão entregou o Centro Educa Mais - Amaral Raposo, obra que integra o macro programa Escola Digna. A escola oferecerá ensino em tempo integral e possui laboratórios (biologia, química, física, matemática, robótica e informática), biblioteca, quadra poliesportiva coberta, 12 salas de aula, refeitório, vestiários e áreas de convivência.

“São obras importantes e destaco essa escola em tempo integral, que antes estava abandonada e que agora é uma escola linda e de muita importância para o nosso povo. Destaco também a Companhia do Corpo de Bombeiros, uma reivindicação nossa e pela qual esperávamos muito. Portanto, nossa gratidão ao governo e manifesto a certeza e esperança forte de que Grajaú receberá, ainda, muito mais benefícios do nosso governador municipalista. A data é ainda mais significativa por ser dia dos povos indígenas e a eles, meus cumprimentos”, frisou o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda.

Na segurança, uma nova unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, a 6ª Companhia, foi inaugurada. A unidade possui caminhão de combate a incêndio, viatura do tipo Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) para combate a incêndios florestais. Conta ainda com viatura de resgate e equipe de 22 bombeiros. Além de Grajaú, a unidade vai atender as regiões de Arame, Sítio Novo e Formosa da Serra Negra.

“Grajaú e região estão sendo contempladas com uma Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, muito bem estruturada. É o Governo do Estado, mais uma vez, demonstrando sua preocupação com a política pública de segurança, em especial, com os profissionais relacionados ao setor. Uma ação de valorização e reconhecimento”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Silvio Leite.

Durante a agenda no município, foi assinado termo de cessão de viatura, de doação de semente; houve entrega de motores para canoa de pesca artesanal e de kits de irrigação. Na infraestrutura, o governador Carlos Brandão visitou as obras do Parque Ambiental e anunciou a construção de uma Praça da Família.




Comentários