Academia Maranhense de Letras inicia Projeto Cinema em Debate

Academia Maranhense de Letras (AML). (Foto: Divulgação)

A Academia Maranhense de Letras (AML) iniciou, na última sexta-feira (8), o Projeto Cinema em Debate com a exibição inédita, no Maranhão, do curta-metragem “Maktub”, dirigido por Joaquim Haickel e Coi Beluzzo, baseado nos contos do escritor e jurista Ney Bello Filho. O projeto tem por objetivo promover debates mensais sobre as mais diversas produções audiovisuais regionais e nacionais, com foco na literatura.

O evento iniciou com a exibição de “Maktub”, que é a adaptação dos três contos “O retrato e a certidão”, “O camundongo nº 6” e “Diversos de mim mesmo” do escritor Ney Bello Filho. Na sequência foi realizado um debate sobre os aspectos literários do curta, conduzido por Joaquim Haickel e Ney Bello Filho. Nesse momento, foram feitos comentários e perguntas sobre a produção e as questões que permeiam as adaptações literárias para o cinema.

Na oportunidade, Haickel destacou a honra de iniciar o Projeto Cinema em Debate com “Maktub”. “O projeto da Academia é extraordinário por promover discussões literárias sobre produções audiovisuais. E começar com ‘Maktub’ é uma grande honra, principalmente, por ser uma produção de um acadêmico baseado nos contos de outro acadêmico”, frisou.

O escritor e jurista Ney Bello Filho elogiou a ideia do cineasta Joaquim ao dirigir o seu olhar aos contos de sua autoria, dando vida ao que escreveu. “Foi um prazer ter meus contos adaptados em um curta-metragem”, disse.

A vice-presidente da AML, Laura Amélia Damous, explica que a exibição inicia um grande projeto com propósito de levar a comunidade maranhense em geral para dentro do espaço da Academia. “Estamos abrindo cada vez mais as portas da Academia Maranhense de Letras. O primeiro encontro do Projeto Cinema em Debate concretiza esse nosso anseio de estimular todos que têm interesse em nos visitar e participar das nossas produções e discussões”, finalizou.

O Projeto Cinema em Debate será realizado mensalmente pela Academia Maranhense de Letras, que já está em produção para próxima exibição, no mês de maio.

Comentários