Sinproesemma garante Gratificações e Auxílio Alimentação para os profissionais da Educação do Maranhão


Pontos de pauta da Campanha Salarial de 2022, as Gratificações de Difícil Acesso (GDA) e Gratificação de Atividade em Área de Risco (GAAR) foram duas conquistas garantidas pelo Sinproesemma para os trabalhadores em educação do Maranhão.

Com a implantação, através de Decreto Governamental que regulamenta os artigos 38 e 39 da Lei nº 9.860/2013 (Estatuto do Magistério), agora no mês de março, os professores receberão um reajuste de 15% no vencimento para a Gratificação de Difícil Acesso e de 40% para a Atividade em Área de Risco.

Tem direito a GDA, os profissionais que exercem atividades funcionais em escolas localizadas em áreas não atendida pelo transporte público ou com distância mínima de 1,5 km em relação aos corredores e vias de transporte ou trabalham em escolas fora do perímetro urbano e que precisam se deslocar pelo menos 25 km entre a residência e o trabalho.

Já a GAAR é disponibilizada para os profissionais da educação que desenvolvem atividade no interior de estabelecimentos penais(presídios) ou de unidades destinadas ao cumprimento de medidas socioeducativas, como exemplo a Funac.

Auxilio Alimentação


Outro ganho real garantido pelo Sinproesemma para os trabalhadores em educação do Estado na Campanha Salarial 2022 foi o Auxílio Alimentação no valor líquido de R$ 300,00 para todos os servidores do Subgrupo Magistério da Educação Básica que estiver em exercício na Secretaria de Educação, Unidades Regionais e ainda os cedidos para função de magistério, ou seja, professores da ativa, contratados e funcionários de escola.

O Auxílio Alimentação beneficiará diretamente 28.514 trabalhadores em educação no Estado do Maranhão, sendo 24.954 professores e 3.560 servidores administrativos (Funcionários de Escola) que terão o auxílio implantando no mês de março de 2022.

“A partir do mês de março os trabalhadores em educação terão mais esses ganhos reais no contracheque. O Sinproesemma tem mantido o compromisso com a categoria, pois sabemos que são muitos os direitos necessários e qualquer outro que podemos resolver e agregar vem somar a um pacote de benefícios que são frutos da luta árdua do Sindicato para assegurar a valorização dos trabalhadores em educação do Maranhão”, pontuou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Comentários