Sinproesemma conquista valorização profissional na carreira dos trabalhadores em educação



As negociações da Campanha Salarial 2022 do Sinproesemma com o Governo do Estado trouxeram importantes avanços e asseguraram a valorização profissional na carreira dos trabalhadores em educação do Maranhão.

Um dos itens da pauta garantido pelo Sinproesemma é a correção das referências (enquadramento na referência certa conforme o tempo de serviço) de todos os professores e especialistas de 20h e 40h que estão com progressões acumuladas, o que incide diretamente na carreira desses profissionais do magistério trazendo ganhos reais quanto a sua remuneração.

Com essa conquista, cerca de 10.500 professores e especialistas terão movimentação na carreira e irão mudar de uma a até cinco referências, com ganho real de 5% a 25% no salário com a mudança de referência, que acrescido ao reajuste concedido pelo governo do Estado de 8%, implica em percentuais que vão variar de 13,5% a 37,5% de ganho.



Além desses percentuais que incidirão diretamente na remuneração dos trabalhadores em educação, soma-se a esses percentuais 1% referente a cada ano trabalhado, relativo ao tempo de serviço, o percentual de titulação e ainda mais o auxílio alimentação no valor líquido de R$ 300,00.

A partir do reenquadramento nas referências corretas, mais de 4.800 profissionais migrarão para a última referência, C-7, todos esses professores ficarão aptos a darem entrada no processo de aposentadoria, abrindo assim a perspectiva de Concurso Público para o magistério com no mínimo 5.000 vagas para suprir a demanda dos profissionais que se aposentarão e professores contratados.

“Com essa grande conquista da regularização das progressões, professores e especialistas terão sua evolução na carreira que tanto esperam, assegurando a valorização profissional e possibilitando ainda, a muitos profissionais, a perspectiva da aposentadoria na última referência, como por exemplo os promovidos e garantindo todos os benefícios para a aposentadoria. A direção do Sinproesemma tem responsabilidade sindical e pensamento coletivo para assegurar o que é melhor para a categoria e a plena convicção das conquistas da Campanha Salarial 2022”, pontuou o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira.

Comentários