Sinproesemma avança na pauta de ampliação de matrícula na Rede Estadual de Ensino


Um dos itens prioritários da pauta de negociação entre Sinproesemma e o Governo do Estado é a ampliação de matrícula para os trabalhadores em educação e reiniciou esse debate garantindo aos professores das escolas de tempo integral, como os Centros Educa Mais e IEMA’s, e é mais uma conquista da Campanha Salarial de 2022 vem proporcionar a esses trabalhadores de 20h a tranquilidade de ter uma única matrícula agora de 40h. A publicação do edital de ampliação da jornada está prevista para ser publicado até dia 31 de março de 2022.

O Sinproesemma tem conquistado relevantes vitórias na carreira dos trabalhadores em educação e uma delas está relacionada à ampliação de matrícula. Em 2017, em mesa permanente de negociação com a Seduc, através do diálogo, proporcionou nesse ano a ampliação de matrícula de mais de 1.000 professores do Ensino Médio Regular, EJA e Educação Especial. Já em 2018, foram mais 1.000 vagas para ampliações. Com a matrícula ampliada, passando de 20h para 40h, os profissionais da educação tiveram acrescentado em suas remunerações o valor dobrado do que ganhavam antes e trazendo a tranquilidade em seu orçamento mensal.

Nesses últimos dois anos, a pandemia da Covid-19 freou essa pauta das ampliações de matrículas e que, no debate dos pontos da pauta de reivindicação da Campanha Salarial de 2022, voltaram com tudo e irá beneficiar os profissionais de educação inicialmente dos Centros Educa Mais e IEMA’s.

“Estamos avançando com a volta dessa pauta em mesa de negociação e a cada ano avançaremos na ampliação dessas matrículas dos trabalhadores em educação do Maranhão. Com a conquista da ampliação para os professores das escolas de tempo integral, Centros Educa Mais e IEMAS, será uma demanda zerada nesses dois segmentos, pois todos que tiverem interesse de ampliar assim poderá fazer. A perspectiva é, a partir de agora, ampliar os professores das Unidades de Ensino Médio Regular com a manutenção da mesa permanente de negociação com a Seduc”, informou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Pauta Permanente

A ampliação de matrícula é uma pauta permanente da Campanha Salarial do Sinproesemma e a meta é ampliar o acesso dos educadores à jornada de 40 horas, que é uma conquista assegurada no Estatuto do Educador.

“Seguiremos com as tratativas para garantir mais editais de ampliação de matrícula para os trabalhadores em educação sem perder de vista que o Maranhão, após a conquista da regularização das referências em que muitos professores irão pra última referência e assim se aposentarem, criando a necessidade urgente de um grande concurso público ano que vem e o Sinproesemma vai buscar esse direito independente de quem estiver no Governo do Estado e na cadeira de Governador. Nos pautamos na tradição e no espírito coletivo da nossa categoria e pela defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores em educação do Estado do Maranhão”, finalizou Oliveira.

Comentários