Proposta sugere implantação de um porto na Barragem do Bacanga Proposta sugere implantação de um porto na Barragem do Bacanga

Chico Carvalho também sugeriu a construção de uma praça na área, para promover a convivência, a reunião de moradores e trabalhadores. / Fabricio Cunha

Solicitação do vereador Francisco Carvalho (PSL) propõe a construção de um porto pesqueiro na região da Barragem do Bacanga. A proposta foi apresentada em sessão da Câmara Municipal de São Luís e está em tramitação. Na avaliação do parlamentar, a obra irá representar importante reforço à atividade da pesca, estímulo à geração de emprego e renda, além de promover melhorias em infraestrutura no local.

O porto seria construído na margem direita da barragem do Bacanga. “A viabilidade da construção deste porto pesqueiro se dá pelo notório impulso à economia e às atividades nesse segmento. A região, no momento, está em uma situação que considero deplorável e ali, que é uma porta de entrada da área Itaqui-Bacanga, uma das regiões mais populosas de São Luís, precisa de melhorias”, frisou o vereador Chico Carvalho.

A construção do porto daria ainda mais acesso de embarcações ao trecho. A Barragem do Bacanga foi construída em 1970, e rio acima do local de desembarque, para dar acesso ao Porto do Itaqui e proteger uma área sujeita a inundação periódica em tempos de marés altas. Ao longo dos anos, a barragem reduziu drasticamente o fluxo de maré, dando início a um processo de assoreamento, e hoje, o porto tornou-se inacessível a alguns tipos de embarcações.

No texto, o parlamentar sugere ainda a construção de uma praça na área, para promover a convivência, a reunião de moradores e trabalhadores e também, embelezar e urbanizar aquela região. A proposta de Chico Carvalho tramita na Câmara e foi encaminhada aos órgãos competentes do Governo do Estado.

Comentários