Procuradoria da Mulher da Assembleia debate violência contra mulheres com deficiência

Procuradoria da Mulher discutiu Procuradoria da Mulher debate a violência contra as mulheres com deficiência


A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, na tarde desta terça-feira (22), um debate sobre assuntos relativos à violência contra a mulher com deficiência. A reunião, coordenada pela procuradora da Mulher na Alema, deputada Daniella (DEM), foi proposto pelo Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão e pelo Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Participaram representantes de diversas entidades que defendem a causa e da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência. Um dos objetivos foi debater a proposta de elaboração de uma lei que crie o Dia Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher com Deficiência.

Parceria


A deputada Daniella ressaltou que a Procuradoria, em parceria com as mulheres com deficiência, se propõe a construir uma rede de proteção para garantir direitos a esse público. “Trata-se de uma responsabilidade social. Essas mulheres têm seus direitos negados todos os dias pela sociedade, e nós precisamos reparar essa injustiça histórica”, disse a parlamentar, acrescentando que a Casa da Mulher Brasileira ainda não dispõe de intérpretes de libras, problema que pode ser constatado, também, em outros órgãos da administração pública.

Enfrentamento


“Precisamos de leis que nos defendam. Infelizmente, as que temos no Maranhão nem sempre nos contemplam. No tocante ao enfrentamento da violência, necessitamos tirar as mulheres com deficiência da invisibilidade, pois ainda não há dados estatísticos das violações que sofremos”, afirmou Priscila Selares, coordenadora-geral da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência.

A presidente do Coletivo de Mulheres com Deficiência, Deline Cutrim, defendeu que a política pública de gênero precisa alcançar as mulheres com deficiência. “Ainda somos esquecidas, mas a Procuradoria da Mulher, com seu poder de articulação, pode contribuir bastante para essa inclusão”, acentuou.

Louise Oliveira, membro da Associação de Surdos do Maranhão, pediu um basta a tanta violência. "Queremos viver plenamente nossas vidas. Precisamos contar com intérpretes de libras em todos os locais que frequentamos. É preciso sensibilizar a sociedade para que nossos direitos sejam garantidos e é fundamental a aprovação de uma lei que crie o Dia Estadual de Combate à Violência contra Mulheres com Deficiência. É um passo importante”, frisou.

Ao final do encontro, a deputada Daniella colocou a Procuradoria da Mulher à disposição das entidades representativas e sugeriu a ampliação do debate. “Juntos, queremos construir instrumentos de enfrentamento à violência contra a mulher deficiente. Unidas, somos mais fortes! A Procuradoria está à disposição dessa luta”, disse a parlamentar, acrescentando ainda que apresentará um projeto de lei propondo a criação do Dia Estadual de Combate à Violência contra Mulheres com Deficiência.





Comentários