Presidente do Sinproesemma elenca conquistas da Campanha Salarial 2022 neste Dia Nacional do Piso Salarial


                     Presidente do Sinproesemma, Professor Raimundo Oliveira.



A valorização da carreira dos Trabalhadores em Educação do Maranhão é uma realidade. Assegurada na Campanha Salarial de 2022 pelo Sinproesemma em negociação com o Governo do Maranhão, a partir de agora todos os profissionais do magistério terão as progressões regularizadas e seguirão para a sua referência correta. Muitos professores mudarão até cinco referências, com ganho real de percentual do reajuste que irá variar de 13,5 % à 37, 5% possibilitando aposentadoria na última referência da carreira, a C-7.

Os professores de 20 horas do Ensino de Tempo Integral dos Centros Educa Mais e IEMA’s irão ampliar a matrícula de 20 para 40 horas, será concedido ainda gratificação de difícil acesso e atividade em área de risco para quem cumprir os requisitos preestabelecidos.

Está implantado também, a partir deste mês de março, o ticket alimentação no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) para todos os professores da ativa, inclusive os contratados e funcionários de escolas. O Sinproesemma conquistou ainda o reajuste do salário dos professores contratados que passam a receber de acordo com o Piso Nacional Salarial proporcional a 20 horas.

Somados a esses percentuais, os professores ainda terão as vantagens previstas no Estatuto do Magistério, incidindo sobre os vencimentos as titulações de 15% para professor especialista, 20% para professor Mestre e 25% para professor Doutor e ainda 1% a cada ano por tempo de serviço.

Com reajuste de 8% concedido pelo Governo do Estado, anunciado ainda em dezembro do ano passado, o Sinproesemma continua a luta agora na Justiça, pela diferença do percentual divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), estipulado em 33,24%.

“Com a Campanha Salarial de 2022 asseguramos a valorização da carreira dos Trabalhadores em Educação do Maranhão. Sanamos a grande demanda do enquadramento dos professores e o próximo passo é a batalha pela automaticidade das progressões, conquistamos a ampliação de matriculas para os professores dos Centros Educa Mais e IEMA´s, a perspectiva é garantir também para os professores dos demais Centros de Ensino Médio, as Gratificação de difícil acesso a área de risco vão beneficiar os professores que trabalham nas penitenciárias e nas unidades de ressocialização de jovens.

O ticket alimentação vai fomentar ainda mais a renda dos trabalhadores em educação beneficiando mais de 28 mil profissionais da Educação e seguiremos buscando incansavelmente a diferença do percentual na justiça, conforme estipulado pelo MEC”, pontuou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Comentários