Manifestantes ocupam a sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente


Cerca de 60 pessoas integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam nesta segunda feira (14) a sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA), reivindicando agilidade no atendimento da pauta dos atingidos. De acordo com informações, a ação faz parte do Dia Nacional de luta dos atingidos por barragens no qual acontece em todo Brasil.

Os manifestantes reivindicaram reparação dos danos causados pelo crime da Equinox Gold em Aurizona, distrito de Godofredo Viana e regularização do fornecimento de água potável para as comunidades.

Uma nova assembleia foi marcada para a próxima esta terça-feira (15) com todos os presentes, apresentando as reivindicações. A reunião de negociação da pauta do MAB está prevista para ter início às 8h. Os manifestantes pedem acesso a informação, relatórios feitos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), pilha de estéril em cima das casas, e a proibição pela mineradora do extrativismo e pesca.


Confira a Nota da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informa que recebeu na tarde desta segunda-feira (14), o Movimento dia Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para ouvir as reivindicações acerca das solicitações sobre o acontecido na Barragem Aurizona, localizado na cidade de Godofredo Viana.

A Sema esclarece que tem realizado ações de fiscalização e monitoramento nas barragens do Estado, como a ação que já ocorreu na Barragem do Bacanga e Alumar e estão programadas ações nas Barragens de Pericumã, Vené (Aurizona), Caxias e Flores.

Informa ainda que não houve ocupação do prédio, tendo recebido os manifestantes na recepção desta Secretaria.

Por fim, reitera que mantém o diálogo aberto com toda a população e, que, na terça-feira (15), receberá os interessados para nova roda de diálogos.


Fonte: Difusoraon


Comentários