Mais de 20 alunos profissionalizados na primeira turma do projeto Formando e Cozinhando

(Foto: Nael Reis)


Na tarde desta segunda-feira (07) ocorreu a formatura da 1ª turma do projeto Formando e Cozinhando com a certificação profissional de 25 alunos. A cerimônia realizada no Palácio dos Leões contou a presença do governador Flávio Dino.

O governador Flávio Dino agradeceu pela formação exitosa da primeira turma do curso e detalhou a importância para as esferas econômica, social e cultural.

“Acredito muito nesse projeto, é uma verdadeira experiência exitosa. O projeto abrange várias dimensões: social, econômica e cultural. Formando e Cozinhando é social porque gera renda na medida que proporciona oportunidade de trabalho com as vendas das comidas. É cultural porque permite o mundo conhecer nossa culinária e é econômica por passar por diversas cadeias produtivas. Além de tudo isso, comida reúne as pessoas, comida é afeto. Espero que a segunda turma seja tão dedicada como esta primeira”.

O governador foi homenageado pelo aluno Patrick Campos com duas peças confeccionadas e personalizadas. Por sua vez, o governador fez a entrega também de uma peça personalizada a Patrick por ser o destaque da turma.

A iniciativa do Governo do Maranhão é promovida pelas Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), de Governo (Segov) e da Cultura (Secma), através da Lei de Incentivo à Cultura.

O curso teve início em setembro de 2021 e reuniu chefes de cozinha com reconhecimento nacional, resultando na profissionalização de 25 alunos no período de três meses, com aulas teóricas e práticas.

Durante o curso, os educandos foram contemplados com uma bolsa de R$ 500 e, agora, ao final, com um certificado digital de qualificação profissional.

Para Ana Gabriela Borges, coordenadora do projeto, o Maranhão se destaca por investir na formação de profissionais na área gastronômica, gerando renda com incentivo ao turismo e cultura. “O Formando e Cozinhando qualifica as habilidades de 25 profissionais de cozinha que antes não tinham nenhuma experiência técnica, agora eles possuem uma profissão, podem viver disso. Além da geração de renda, houve também um resgate da história da gastronômica do nosso estado”, afirmou a coordenadora.

Entre os chefes que ministraram as aulas, estiveram presentes: Paola Carosella (chef, empresária, escritora e ex-jurada do MasterChef Brasil), Aline Guedes (ex-mestre do Sabor e The Taste Brasil) e Rafael Gomes (vencedor do MasterChef Brasil Profissional 2018), assim como outros profissionais ilustres da gastronomia.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Larissa Abdalla, detalhou a grade curricular da primeira turma do curso e o estágio que o melhor aluno fará no restaurante da renomada chef de cozinha, Paola Carosella. “Foram 56 aulas teóricas e 92 horas aulas práticas, um projeto que capacitou de fato. E ainda teremos um aluno que irá estagiar em São Paulo com a chef Paola Carosella. O governador gostou tanto do projeto que vai lançar a segunda turma, é um dia de comemoração”, declarou.

Além da formatura dos 25 alunos, teve também o lançamento do livro de receitas da turma e, ainda, mais duas novidades: edital para 2ª edição do curso e edital de lançamento da 1ª edição do curso a ser realizado na Cozinha Comunitária do Bequimão.

O melhor aluno da turma, Patrick Campos, se sente realizado por ter participado do curso e pela chance de estagiar no restaurante da chef Paola. Me descobri em um novo mundo, estou muito feliz. Uma grande oportunidade de uma nova profissão. Vou aprender muito com a famosa chef Paola Carosella.

O professor de panificação, Eleilson Fernandes, explicou que trabalhou com receitas básicas para que os alunos possam gerar renda com a gastronomia. “Ensinei receitas práticas voltadas para gerar renda para os alunos, tudo com ingredientes regionais, sempre priorizando o ganho futuro para eles”.

Sobre o projeto


O projeto social Formando e Cozinhando promove a qualificação profissional na área da gastronomia, gerando maior capacitação, emprego e renda aos beneficiários.

Os inscritos possuem idade superior ou igual a 21 anos, com ou sem formação técnica, oriundos de escolas públicas.

Comentários