Governo encerra Março Lilás alinhando com municípios ações na área da saúde da mulher e do planejamento reprodutivo


Como encerramento da programação alusiva ao Março Lilás, que neste ano tem como tema “Luta, combate e prevenção”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher (DASMU), realizou, nesta terça (29) e quarta-feira (30), o Seminário Estadual de Saúde da Mulher e Planejamento Reprodutivo. O encontro resultou em um alinhamento com os municípios maranhenses para o desenvolvimento de ações de fortalecimento dos serviços de atenção à saúde da mulher.

A chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher, Ana Cleide Vieira, reforçou o objetivo do encontro. “Nós chamamos municípios de algumas regiões prioritárias, focados na redução da mortalidade materna, para assim fortalecermos a assistência ao pré-natal e a prevenção do câncer de mama e de colo uterino. São os municípios que fazem o acompanhamento a essas mulheres no estado do Maranhão, por isso esse trabalho de fortalecimento é fundamental”, destacou a chefe de departamento Ana Cleide Vieira.

A superintendente da Atenção Primária em Saúde do município de Água Doce do Maranhão, Alessandra de Freitas, destacou a importância do evento. “Essa iniciativa é de suma importância para nós como municípios e que estamos à frente como coordenadores, pois são informações muito importantes. Um desses exemplos é a Linha de Cuidado da Gestante que pretendemos implantar dentro da nossa Estratégia de Saúde da Família”, afirmou.

Durante os dois dias de evento, foi discutida toda a política pública de saúde da mulher e pontos como a prevenção do câncer de colo uterino e de mama; a saúde sexual e reprodutiva com a proposta da implantação de centros nos municípios com a mesma configuração do Centro Sentinela, referência em saúde sexual e reprodutiva para o Maranhão; além da assistência ao pré-natal, através da Linha de Cuidado da Gestante no Maranhão, lançada pelo Governo do Estado, entre outros assuntos.

“O Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, dispõe de serviços de orientação sobre planejamento familiar a mulheres que desejam utilizar métodos contraceptivos, entre eles, o DIU (Dispositivo Intrauterino). Na Maternidade Benedito Leite, o primeiro contato é feito com a assistência social. Por mês, em média 130 mulheres procuram o centro para planejamento reprodutivo”, explicou a enfermeira do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo da Maternidade Benedito Leite, Jéssica Paloma Moreira.

Comentários