Governador Flávio Dino divulga "carta ao povo do Maranhão"

O governador do Maranhão, Flávio Dino| Foto: R.Parizotti

O governador Flávio Dino (PSB) divulgou em seu perfil em rede social na noite desta segunda-feira, uma “carta ao povo do Maranhão”.

Trata-se de uma despedida do chefe do Executivo do Governo. Ele deixará o comando do Palácio dos Leões na próxima quinta-feira (31), para poder disputar a eleição para o Senado da República no mês de outubro.

A desincompatibilização do cargo ocorre por força da legislação eleitoral. O vice-governador Carlos Brandão (PSB) assumirá o posto em definitivo e concorrerá à reeleição no pleito deste ano.

Na carta, Dino fez uma abordagem sobre algumas das principais ações de sua gestão.

No documento ele destacou investimentos em diversos setores da administração pública e considerou ter deixado o estado numa situação melhor do que quando iniciou o seu primeiro mandato, em janeiro de 2015, apesar de ter apontado dificuldades durante toda a trajetória.

“No dia 1º de janeiro de 2015, pela vontade de Deus e da população do nosso estado, assumi o comando de um barco chamado Maranhão, embasado em uma vida comprometida com as causas do progresso, da dignidade e da justiça social. Uma embarcação carregada de sonhos, ideias e planos para um Maranhão forte, altivo, orgulhoso de si próprio e de suas pessoas. Este barco, como todos testemunhamos, não pôde navegar em águas calmas. Pelo contrário, sempre enfrentamos grandes ondas, tsunamis, imprevisibilidades, algumas absolutamente inimagináveis”, escreveu.

“No meio dessas ondas que sacudiram bastante o barco, foram os sonhos dos maranhenses e a vontade de mudar realidades que nos mantiveram navegando. Escolas de taipa e sucateadas, filas de ambulâncias para São Luís - à vista da falta de hospitais regionais - cenários de guerra nas penitenciárias, filas e mais filas para ter acesso a um direito básico, como tirar uma carteira de identidade. Tudo isso, progressivamente, faz parte do passado. O Maranhão que guiamos investiu R$ 10 bilhões em estradas, hospitais e escolas, que possibilitaram abrir avenidas de oportunidades para os maranhenses”, pontuou, sem fazer referência ao Programa Saúde é Vida, da gestão que o antecedeu e construiu uma rede de mais de 70 hospitais [regionais e macrorregionais] em todo o Maranhão.

Flávio Dino também destacou ter ampliado a rede de restaurantes populares, mas sem admitir que o programa foi iniciado no Maranhão também pela gestão da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que o antecedeu, bem como a construção de escolas em tempo integral.

Pandemia

Flávio Dino também falou sobre a dificuldade de sua gestão no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e fez referência ao Maranhão como o estado de menor taxa de óbitos.

“Isso só foi possível porque, ao longo de todos esses anos, investimos fortemente na saúde, descentralizando os serviços e abrindo novas unidades por todo o estado. Foram 50 novos equipamentos de saúde, ofertando serviços onde antes não tinha”, enfatizou.

Ele finalizou com uma mensagem de continuidade de trajetória política e de agradecimento ao estado.

“Sou muito grato por tudo que vivi à frente do Governo do Estado, por todos os sonhos que realizamos, por toda dor que conseguimos amenizar ou resolver. Esse barco ainda tem muito a navegar. Estou saindo da cabine de comando, mas continuo na luta, junto com todos e todas, para que ele chegue sempre em um bom porto. Mesmo que esse bom porto seja uma utopia, porque o nosso destino é continuar navegando. Navegar é preciso. Obrigado, Maranhão”.


Fonte Imirante

Comentários