Expansão de terminal é inaugurada no Porto do Itaqui



O vice-governador Carlos Brandão participou, nesta quinta-feira (24), da cerimônia de inauguração da expansão do Terminal 1, no Porto do Itaqui. O investimento, no valor de R$ 85 milhões, foi realizado pela empresa Granel Química.

Com a expansão, o terminal aumentou sua capacidade em 30%, ao receber mais seis tanques em aço carbono, o que possibilita o armazenamento de 96 mil metros cúbicos.

Brandão comemorou os grandes investimentos que o porto vem recebendo e projetou mais investimentos em outros portos.

"Um mês muito especial para o Porto do Itaqui. Tivemos três grandes inaugurações: o terminal de combustível da Raízen; o Berço 99, feito pela Suzano; e agora o investimento da Granel Química, com mais seis tanques de combustível. Não tenho dúvida de que novos investimentos virão. Tem o Porto São Luís, o Porto de Alcântara, que está sendo projetado. O Maranhão vai crescer, se desenvolver, muito em função de sua logística", avaliou.

Mesmo com a pandemia, as obras da expansão aconteceram de forma ininterrupta durante os últimos 19 meses e geraram 250 empregos diretos. Segundo o gerente-geral da Granel Química, Edson Souki, além do aumento da capacidade, os acessos aos terminais também foram facilitados, após a ampliação.

"São seis novos tanques que nós estamos inaugurando, uma nova plataforma de carregamento com três posições para caminhões, carretas e também estamos abrindo um novo acesso, na avenida Mearim, para o terminal. Com isso nós trazemos mais capacidade de armazenagem, mais infraestrutura para escoamento das cargas e mais facilidade e acessibilidade aos nossos terminais", disse Souki.

Berço 99


Antes da inauguração no Porto do Itaqui, o vice-governador ainda participou de reunião para tratar de assuntos relacionados ao Berço 99, recém-construído pela Suzano.

Participaram o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago; o diretor-presidente, Walter Schalka; o diretor-executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas, Luís Bueno; a superintendente de Portos, Relações Institucionais e projetos, Patrícia Lascosque; a gerente-executiva de Relações Corporativa, Mariana Lisboa; e a gerente de Relações Corporativas, Rakel Murad.

O Berço 99 é mais uma obra que demonstra a confiança do investidor privado no porto público do Maranhão, e faz parte do nosso plano de expansão para atender às demandas do mercado.

Comentários