Câmara realiza painel sobre o combate à violência contra as mulheres nesta quarta-feira (23)

O evento acontecerá a partir das 14h no plenário da Câmara Municipal de São Luís / Leonardo Mendonça


A Câmara Municipal de São Luís realizará nesta quarta-feira, 23, a partir das 14h, um painel para tratar sobre o combate à violência contra as mulheres. O encontro foi proposto pelo Coletivo Nós (PT) e visa debater políticas públicas para o enfrentamento, prevenção e a diminuição da violência contra as mulheres.

Na oportunidade, será instituída a Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para Mulheres da Câmara de São Luís, proposta do Coletivo Nós já aprovada anteriormente pelos demais vereadores.

Segundo a co-vereadora Eunice Chê, a Frente Parlamentar é um instrumento institucionalizado na câmara que deve agir dentro e fora da Casa Legislativa, somando os esforços dos parlamentares, junto com a procuradoria da mulher e o conjunto dos movimentos de mulheres da sociedade civil.

“Entendemos que as e os parlamentares devem pautar projetos que garantam a igualdade de gênero e combatam a violência contra a mulher. Isso se faz ouvindo, discutindo e estimulando também as mulheres a ocuparem estes e outros espaços de poder. Atualmente somos apenas oito mulheres parlamentares na câmara, sendo cinco vereadoras e três co-vereadoras”, disse Eunice Chê.

A co-vereadora ressaltou que as mulheres que lutam por políticas públicas também precisam de proteção, respeito e garantias de autonomia em uma sociedade considerada machista.

Violência

Segunda a pesquisa Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (2021), realizada pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, 68% das brasileiras conhecem uma ou mais mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, e 27% das mulheres entrevistada declararam já ter sofrido algum tipo de agressão por um homem. Ainda de acordo com a pesquisa, 71% das mulheres entrevistadas consideram o Brasil um país muito machista.

Comentários