Abertas as inscrições para II Concurso Maria Firmina dos Reis no MA

Maria Firmina dos Reis: a mulher negra maranhense que foi pioneira na literatura brasileira — Foto: Divulgação/Grupo de pesquisadores de Maria Firmina dos Reis

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER/TJMA) segue com inscrições abertas até o próximo dia 8 de abril, para o II Concurso Literário “Maria Firmina dos Reis”, que vai premiar poemas, contos e crônicas sobre a temática da violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Concurso Literário, que objetiva incentivar a produção literária sobre o tema, é regulamentado pelo Edital, disponível na página do TJMA.

Homenagem

O Concurso Literário “Maria Firmina dos Reis” foi denominado em homenagem à escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista negra do Brasil. Maria Firmina também foi professora, musicista e a criadora da primeira escola mista do Brasil.



Fonte: G1MA



Nascida em São Luís em 11 de março de 1822 – data que hoje é considerada o Dia da Mulher Maranhense em sua homenagem -, a escritora é autora da obra “Úrsula” (1859), primeiro romance publicado por uma mulher negra em toda a América Latina e primeiro romance abolicionista de autoria feminina da língua portuguesa. Também é autora de “Gupeva” (1861) e “A escrava” (1887), entre outras obras.

Comentários