Sinproesemma diz não ao reajuste de 8% proposto pelo governo

 

ENDENDA O CASO:

Sinproesemma reúniu-se com Seduc na segunda rodada de negociação da Campanha Salarial 2022



A direção do Sinproesemma reuniu novamente com o governo do Estado, através da Seduc, para tratar sobre a Campanha Salarial 2022, na terça-feira, 08.

Durante a reunião, o Sinproesemma firmou o seu posicionamento sobre a implantação do Piso Nacional Salarial do Magistério com o reajuste conforme estipulado em Portaria pelo MEC, de 33,24%.

“Estamos na segunda rodada de negociação com o Governo em uma pauta de reivindicação composta de 12 pontos, mas que tem como foco principal o reajuste salarial do piso para toda a categoria”, endossou o professor Fábio Orlan, secretário de Administração e Patrimônio do Sinproesemma.

O secretário de educação Felipe Camarão, apresentou sete pontos de pauta para a direção do Sinproesemma, entre eles a manutenção dos 8% de reajuste parcelado em duas vezes (4% em fevereiro e os outros 4% em março) anunciado ainda em dezembro pelo governador Flávio Dino; a equiparação do piso para os contratados; o pagamento das CET’s do IEMA que não foram pagas no mês de janeiro; a correção das progressões não efetivadas no mês de novembro, através de uma nova lista; encaminhamento da proposta da Lei Estadual dos Precatórios do FUNDEF, através da minuta encaminhada pelo Sinproesemma; edital de Ampliação para os professores dos Centros Educa Mais e IEMAS, regularização das referências conforme tempo de carreira; entre outros.

Nas tratativas, o Sinproesemma tem buscado em todo momento o diálogo com o governo do Estado, explanando a luz da Lei 11.738/2008 o que está no seu artigo 5° para assim ter a solução imediata quanto ao reajuste de 33,24% e outros pontos importantes elencados na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2022.

“Temos uma legislação vigente e que precisa ser cumprida por parte do Governo do Estado, pois é Lei. O governador anunciou reajuste de 8% de duas vezes, ou seja, parcelado e fora da nossa data base que é janeiro e que não corresponde ao percentual real de reajuste estipulado pelo MEC, menor que a inflação e principalmente rebaixando os valores na nossa tabela salarial. A Lei do Piso é uma luta dos Trabalhadores em Educação de todo o Brasil desde a sua implantação e não pode ser desrespeitada”, enfatiza Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Reunião de Diretoria Geral

Após reunião com o Governo, a Direção Geral do Sinproesemma esteve reunida para deliberar sobre os pontos a serem atendidos pelo governo do Estado da pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2022.

O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, explanou sobre os pontos de pauta discutidos com o governo e a confirmação por parte do secretário Felipe Camarão, do reajuste de 8% para os trabalhadores em educação da rede estadual.

A Direção Geral do Sinproesemma deliberou prazo, até 15 de fevereiro, para o governo do Estado apresentar uma proposta plausível que contemple o reajuste anunciado pelo MEC. Após esse prazo a direção do Sinproesemma estará mobilizando a categoria para dar os encaminhamentos necessários e deliberar através das assembleias regionais os próximos movimentos da campanha salarial.

“Vamos aguardar brevemente o posicionamento do governo do Estado em relação ao reajuste salarial e ouvir a nossa categoria em assembleias regionais. Não vamos abrir mão dos nossos direitos e convocaremos todos os trabalhadores em educação do Maranhão para lutarem bravamente por valorização e defender os nossos direitos”, finalizou Oliveira.

Comentários