Programa Sol Nascente dá início ao ano letivo

Ano letivo no Programa Sol Nascente foi iniciado na manhã deste sábado, no Clube dos Servidores da Assembleia


Um café da manhã servido na manhã de sábado (12), no Clube dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, no Maiobão, marcou o início do ano eletivo dos alunos do Programa Sol Nascente, mantido pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema).

A recepção, que cumpriu rigorosamente os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, marcou o acolhimento aos novos alunos, um total de 40, e a despedida daqueles que já completaram 16 anos.

“Com muita alegria e o coração transbordando de felicidade, iniciamos as atividades dos alunos do Programa Sol Nascente. Com muita autenticidade, queremos transmitir a eles valores que possam torná-los verdadeiros cidadãos. Oferecemos oficinas artísticas (canto coral, violino, sopro e dança) e esportivas (handebol, futebol e vôlei)”, disse Cynthia Vieira, coordenadora do programa.

Este ano, são 135 alunos, entre meninos e meninas, na faixa etária dos 9 aos 16 anos, oriundos de escolas públicas e de famílias de baixa renda. As aulas acontecem nas sextas-feiras e sábados, durante todo o dia.

Kristiano Simas / Agência Assembleia
Alunos que se despediram do projeto por terem completado 16 anos receberam certificados


Agradecimentos


“O programa vai deixar muita saudade. Participei durante quatro anos e vivi momentos emocionantes e marcantes. Só tenho a agradecer por me ensinarem respeito, amor e responsabilidade”, afirmou Elder Costa de Paula, 16 anos, aluno da oficina de sopro, que se despediu do programa.

Pâmela Laís Borges Monteiro, 12 anos, aluna da oficina de violino, falou da importância do programa em sua vida. “Aqui, nós aprendemos a conviver e a fazer amizades. É muito bom. Estava com muita saudade. Estou superando minha timidez e desenvolvendo meu talento artístico”, salientou.

As gêmeas Maria Beatriz Lopes Araújo e Maria Eduarda Lopes Araújo, 9 anos, são duas novas integrantes do programa. “Uma prima minha que participa comentou comigo sobre o programa. E, de imediato, pedi aos meus pais para inscreverem a gente. Estamos aqui com muita vontade de aprender”, acentuou Maria Beatriz.

O programa Sol Nascente é uma ação social desenvolvida pela Assembleia há 15 anos e possibilita um espaço de socialização, aprendizado e troca de conhecimentos, visando agregar valores que possam edificar os alunos como seres humanos. Eles têm acesso à educação, arte e esporte por meio de diversas oficinas.

Kristiano Simas / Agência Assembleia
Alunos do Sol Nascente iniciam ano letivo com programação realizada no Clube dos Servidores da Assembleia


Comentários