Maranhense conquista vaga na Seleção Brasileira de Judô

Maranhense Antônio Eduardo representará o Brasil no Circuito Europeu.

A temporada 2022 do judô começou com a realização da Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21, realizada no último fim de semana no Sesi Osasco, em São Paulo. O evento serviu para formar a Seleção Brasileira de base que irá disputar, nos próximos meses, o Circuito Europeu da modalidade. E, dentre os atletas classificados para representar o Brasil nas disputas na Europa, está o judoca maranhense Antônio Eduardo Rocha, da Academia Monte Branco.

O jovem foi um dos principais destaques da Seletiva Nacional, onde obteve um resultado bastante expressivo. Na disputa da categoria Leve (-66kg) da classe Sub-18, Antônio Eduardo fez um torneio praticamente perfeito. O maranhense lutou bem desde o início da competição e avançou até a final, onde acabou sendo superado pelo paulista Ernane Ferreira da Silva em uma luta bastante disputada. O vice-campeonato garantiu o judoca do Maranhão tanto na Seleção Brasileira que disputará o Circuito Europeu quanto no Meeting Nacional, evento que ocorrerá nos dias 12 e 13 de março, em Porto Alegre (RS).

“O judô do Maranhão mostrou novamente sua força no cenário nacional. É gratificante ver que todo o esforço do Antônio Eduardo foi recompensado e ele representará o Brasil no Circuito Europeu deste ano. Será um desafio muito bom porque ele vai encarar os melhores atletas do mundo. A FMJ se orgulha em apoiar e incentivar o judô maranhense. Temos certeza de que ele vai fazer bonito na Europa”, afirmou Rodolfo Leite, presidente da Federação Maranhense de Judô (FMJ).

Além do vice-campeonato obtido na Seletiva Nacional, que assegurou ao judoca Antônio Eduardo uma vaga no Circuito Europeu, o maranhense soma outros títulos. O judoca da Academia Monte Branco já se sagrou campeão brasileiro, maranhense, regional e da Copa São Paulo.

MA na Seletiva Nacional


Nesta edição da Seletiva Nacional de Judô Sub-18 e Sub-21, o Maranhão foi representado por quatro atletas: Antônio Eduardo Rocha (Academia Monte Branco), Lucas Rios (Academia Monte Branco), Cláudio Flávio Filho (Academia Monte Branco) e Ranieri Segundo (Associação Desportiva Mazzili). Os melhores resultados dos maranhenses foram de Antônio Eduardo – vice-campeão da categoria Leve (-66kg) da classe Sub-18 – e de Lucas Rios – 5º lugar da categoria Ligeiro (-60kg) da classe Sub-21.

Por valer vaga para a Seleção Brasileira e para o Meeting, a Seletiva teve um nível técnico bastante elevado. Por isso, o desempenho dos atletas do Maranhão na competição é motivo de comemoração.

“A nossa participação foi muito boa porque foi uma competição muito forte. O nível do judô que os meninos do Maranhão apresentaram foi excelente. Lutamos com garra e determinação. Estamos no mesmo nível dos atletas de todo o país. Os meninos tiveram uma boa preparação, com um período de treinamento bem intenso para chegar bem na seletiva. Ficamos felizes e satisfeitos com os resultados”, afirmou o sensei Antônio Luis, técnico da equipe maranhense na Seletiva Nacional.

Comentários