Governo oferece atendimento odontológico especializado para pessoas com deficiência

(A pequena Luna Sofia, de 6 anos de idade, recebendo atendimento odontológico. (Foto: Ilano Lima/Márcio Sampaio))

O Governo do Estado tem oferecido atendimento odontológico especializado a pessoas com deficiência nas Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), que estão localizadas na Avenida Beira-Mar e na Ponta do São Francisco. As Clínicas Sorrir são referência em atendimento odontológico na rede estadual de saúde, prestando assistência de média e alta complexidade.

Para o diretor técnico das Clínicas Sorrir da Beira-Mar e Ponta do São Francisco, Fabrício Saraiva, a Rede Sorrir desempenha um papel fundamental para garantir o acesso da população em geral e, em especial, para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. “Podemos destacar o atendimento a pacientes com necessidades de clínica geral, da odontopediatria e de pacientes com deficiência. Sabemos da necessidade das pessoas com deficiência para atendimento odontológico especializado e muitas vezes as mães não conseguem ter acesso a esse serviço nem mesmo na rede privada. Por isso, nossas unidades hoje entregam excelentes resultados com um corpo clínico altamente qualificado”, destacou.

A pequena Luna Sofia, de 6 anos, é uma das pacientes assistidas pela Unidade Sorrir da Ponta do São Francisco. Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ela nunca havia ido a uma consulta odontológica em razão de haver poucos profissionais do ramo capacitados para prestar atendimento específico às necessidades dela.

De acordo com a mãe de Luna, Francilene Garcia, moradora do bairro da Ilhinha, um equipamento como o Sorrir era o que faltava. “Só agora conseguimos iniciar o tratamento odontológico dela, porque tínhamos dificuldade para encontrar locais como este. Tanto que, quando precisávamos de algum atendimento, a gente tinha que ir a um posto de saúde, levantar cedo e ficar na fila para conseguir uma vaga. A melhor coisa que fizeram foi colocar um serviço para crianças como ela. O ambiente é ótimo e os profissionais são qualificados”, disse.

Nas unidades, os atendimentos a pacientes com deficiência se dividem em dois grupos: adulto e infantil, compreendendo pacientes com autismo, paralisia cerebral, sequelas do zika vírus, pacientes com déficit cognitivo, pessoas com Síndrome de Down, Síndrome de Turner, Síndrome do X Frágil, entre outras. A cirurgiã-dentista especializada em atendimento de pacientes com deficiência, Thaís Araújo, explica que o atendimento a esse público é realizado de forma individualizada.

“Assim que o paciente adentra o consultório e senta na cadeira, ele é avaliado para que possa receber o tratamento mais específico possível, de acordo com a sua individualidade. O paciente especial, de uma forma geral, tem uma necessidade maior quando se fala em odontologia, principalmente porque existem poucos especialistas nessa área. E, aqui, oferecemos essa atenção especializada tanto para o paciente, quanto os acompanhantes”, comenta Thaís Araújo.

A Rede Sorrir oferece atendimentos de urgência, exames de imagem, biópsias, tratamento cirúrgico, aplicações de próteses totais e parciais, implantes, manutenção e instalação de aparelhos ortodônticos, entre outras especialidades, além de serviços diferenciados, como atendimento à criança com Lábio Leporino e Fenda Palatina, pessoa com deficiência, Parkinson, Alzheimer, sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Comentários