Governo leva vacinas contra Covid-19 à população da Zona Rural de São Luís



Moradores das comunidades de Coqueiro, do Portinho e da Ilha de Jacamim, na Zona Rural de São Luís, receberam, no domingo (13), as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para um mutirão de vacinação dos moradores contra a Covid-19. Durante a ação, foram aplicadas 388 doses de vacinas. Foram vacinadas crianças e adolescentes, e também adultos que ainda não haviam tomado a primeira, segunda ou dose de reforço da vacina.

“Na Ilha de Jacamim, aqui na Zona Rural de São Luís, viemos para vacinar em especial as crianças de 5 a 11 anos de idade. Aqui, temos cinco comunidades nesta ilha que é de difícil acesso para garantir imunização dessas crianças, além do público adolescente e adulto com primeira, segunda e dose de reforço”, explicou a enfermeira Érrina Gomes.

Na comunidade do Portinho, a vacinação aconteceu na Igreja Adventista e, logo cedo, os moradores da região aproveitaram para vacinar mais perto de casa, como foi o caso do mecânico Francinaldo de Jesus Sousa. “Aproveitei que hoje a vacina está pertinho de casa para tomar minha dose de reforço. Sei que a vacina é importante para me proteger da Covid e é a proteção que tenho para mim e para toda minha família”, contou o mecânico, de 33 anos.

A lavradora da comunidade Portinho, Claudiane Campos levou a filha, Bruna Raila Campos, de 11 anos, para vacinar e, assim, proteger a filha na volta às aulas. “Eu estou um pouco nervosa, mas quero vacinar para me proteger, voltar às aulas e não ficar doente”, contou a menina.

Já a vacinação na comunidade do Jacamim, aconteceu na escola municipal. A dona de casa Edwiges Costa Pereira foi tomar a dose de reforço e levou os três filhos, Vivian da Costa Pereira, de 10 anos, Neide da Costa Pereira, de 9 anos, e Walmir da Costa Pereira, de 6 anos.
“Eu acho importante vacinar e todos os meus filhos se vacinaram desde o início da vida. Assim, vou ficar mais tranquila para eles irem à escola, passear e ter mais tranquilidade nesse tempo de pandemia", contou a dona de casa. "Eu acho importante tomar a vacina para ficar boa e poder passear'', completou o pequeno Walmir, de 6 anos.

Desde o início da Campanha de Vacinação Pediátrica contra a Covid-19, 137.960 doses foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. A população infantil estimada no Maranhão é de 982.606 crianças.

Comentários