Governo inaugura creche, praça e entrega a reforma de dois casarões, nesta quarta-feira (23)

Reprodução


O Governo do Estado do Maranhão inaugurará uma creche, uma praça e entregará a reforma de dois casarões no Centro Histórico de São Luís nesta quarta-feira (23), às 15h e 16h, na Rua Rio Branco, 404, e Rua da Palma, 489, respectivamente.

As ações integram o Programa Nosso Centro, que tem a finalidade de fomentar o empreendedorismo local e ocupar os imóveis públicos, de propriedade do Estado, ociosos ou subocupados. O objetivo é que nesses locais sejam realizadas atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico, aliado à preservação do patrimônio.

Na Rua do Giz, será inaugurada a nova sede da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR) e a Praça da Liberdade. Na Rua da Palma, será entregue a nova sede do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Já o imóvel histórico localizado na Rua Rio Branco, 404, esquina com a Rua dos Afogados, foi restaurado e será uma creche pública, de tempo integral, para pessoas que trabalham na região.

Todos os prédios foram requalificados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a empresa Vale.

Nova sede da SEIR e Praça da Liberdade


A nova sede da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR) fica localizada na Rua do Giz, nº 476, Centro Histórico de São Luís, e receberá o nome de “Casa Negro Cosme”. O espaço, junto com a Praça da Liberdade e o Museu do Negro – Cafua das Mercês, será denominado pelo Governo do Estado como o “Complexo de Fortalecimento Etno”.

A restauração do casarão e a construção da praça foram executados de forma sustentável, garantindo mais qualidade de vida para quem reside no entorno da obra. Ao todo, foram investidos mais de R$ 2,8 milhões. Os trabalhos geraram cerca de 60 empregos formais e informais.

Nova sede do MIQCB


Por determinação do governador Flávio Dino, a nova sede do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) será na Rua da Palma, 489. O local será um lugar de apoio e um centro de capacitação e renovação de lideranças das quebradeiras de coco.

A iniciativa faz parte de uma articulação da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). Ao todo, foram investidos mais de R$ 3,8 milhões. A obra gerou cerca de 50 empregos formais e informais.

Creche em tempo integral


Os trabalhos no imóvel 404, na Rua Rio Branco, incluíram a fundação do prédio e recuperação das paredes de pedra e de blocos com técnicas de reboco. O imóvel recebeu, ainda, serviços para garantir condições de segurança, conforto e acessibilidade. O equipamento social tem seis salas de aulas, consultório, sala de recreação, lactário, playground, banheiros e refeitório.

Nosso Centro


São Luís é reconhecida desde 1997 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e conta com cerca de quatro mil imóveis do período colonial e imperial.

O Programa Nosso Centro, criado pelo Governo do Maranhão, tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando a historicidade e cultura ao mesmo tempo em que promove o como espaço democrático.

SERVIÇO


O quê: Inauguração de creche, praça e entrega a reforma de dois casarões no Centro Histórico de São Luís.
Quando: Nesta quarta-feira (23), às 15h (creche) e 17h (praça e entrega a reforma de dois casarões).
Onde: Rua Rio Branco, 404, e Rua da Palma, 489, respectivamente.


Comentários