Governo do Estado se reúne com a coordenação da Aconeruq para tratar da regularização dos territórios quilombolas

(Foto: Júnior Foicinha)


O vice-governador Carlos Brandão recebeu, nesta segunda-feira (14), na sede administrativa do Governo do Estado – Edifício João Goulart – a coordenação estadual da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Aconeruq) para diálogo sobre parcerias entre o Governo do Estado e o movimento quilombola do Maranhão.

Um dos temas do encontro foi a regularização dos territórios quilombolas e a instalação de uma sede própria para a associação, além da continuidade e ampliação de programas voltados para essas comunidades, com intuito de fortalecer o enfrentamento às desigualdades e proteção de direitos.

Carlos Brandão explicou sobre a motivação do encontro, as reivindicações da associação e a importância da existência de políticas públicas voltadas para essas comunidades.

“Toda a diretoria da Aconeruq, que veio nos trazer importantes reivindicações para as suas bases, para os seus quilombos, para sua região esquecida. Vieram aqui solicitar a presença do Governo no que diz respeito ao sistema de abastecimento de água, habitação, escolas. E nos convidaram também para participar de um grande encontro que eles fazem todo ano. Também nos solicitaram um prédio, para que possa ser instalada uma sede da Aconeruq aqui em São Luís, para que possa discutir políticas públicas e discutir as demandas de todos os municípios do Maranhão”, comentou o vice-governador.

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, que atua com intuito de conduzir políticas sociais para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano, também esteve na reunião.

“Foi uma conversa bastante proveitosa no que se refere às parcerias do Governo do Estado com o movimento quilombola do Maranhão”, pontuou Gonçalves.

Representando pautas antigas reivindicadas pelas comunidades quilombolas, a presidente da Aconeruq, Nice Aires, agradeceu a atenção do Governo do Estado e a recepção realizada pelo vice-governador.

“A gente convocou ele [Brandão] e ele respeitou o nosso convite. Para nós é um orgulho muito grande, porque nós fomos recebidos. Agora a gente vai somar, trabalhar junto; ele, como Governo do Estado; e eu, como presidente da Aconeruq. Vamos trabalhar em parceria, e quando se trabalha em parceria se faz a diferença”, avaliou Aires.

Comentários