Mulheres selecionadas terão um mês de qualificação oferecido pela Alumar em parceria com o Senai (Divulgação) |
As mulheres selecionadas para participar do programa terão um mês de qualificação oferecido pela Alumar em parceria com o Senai, com conteúdos práticos e teóricos voltados à educação para o trabalho, como comunicação oral e escrita, planejamento e saúde e segurança, além de módulos técnicos, com programação envolvendo noções da operação e outros processos operacionais. Além disso, as novas colaboradoras terão acompanhamento de um(a) tutor(a) durante os três primeiros meses de trabalho.
Riane Oliveira, business partner da Alumar, que está à frente deste projeto, enfatizou: “essa oportunidade que estamos oferecendo reforça a nossa missão de construir uma cultura mais forte para todos e todas. Queremos que nossas colaboradoras se sintam qualificadas para realizar com segurança um bom trabalho, acolhidas neste ambiente que incentiva a diversidade e motivadas para fazer a diferença nas operações de nossa empresa”, concluiu.
Segundo a gerente de RH, Tereza Cavalca, a Alumar, pautada em suas origens, incentiva toda política que possa ser traduzida em avanço social. "O objetivo é manter e fomentar ações que possam produzir resultados concretos e significativos em relação à solidificação das conquistas históricas de grupos que sofreram discriminação ou processo de exclusão no mercado de trabalho”, concluiu.
Conforme o diretor Helder Teixeira, "nosso propósito é e sempre será levar mais robustez à economia do estado, melhoria das condições de vida da nossa população com geração de emprego e renda, participação ativa na vida das comunidades com incentivos e projetos e, ainda, contribuir para que o Maranhão se desenvolva de maneira sustentável e promissora", disse.
A Alumar é reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas políticas de inclusão. Em 2021 foi certificada pelo Guia Exame de Inclusão & Diversidade e, em 2020, recebeu a premiação de Melhor Empresa em Diversidade no setor de Siderurgia e Mineração. Entre as iniciativas desenvolvidas pela Alumar, destacam-se a AWN (Rede de Mulheres da Alcoa), que tem como missão fornecer inspiração, conscientização e conexões na promoção de uma cultura de inclusão de mulheres e melhoria da diversidade de gênero. Também conta com os grupos EAGLE (Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBTQIA+), AWARE (Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial) e ABLE (Alcoanos e Alcoanas Indo Além de Expectativas Limitantes).
Outras Oportunidades
A ALUMAR anunciou, no início de janeiro, a retomada de 100% de sua capacidade de produção de alumínio. A entrega do primeiro lingote de alumínio está prevista para o segundo trimestre de 2022 e a capacidade total deverá estar operacionalizada até março de 2023 e abastecida com energia 100% renovável. Ao todo, a reinicialização envolverá a contratação de mais de 1.000 colaboradores diretos, além de gerar 1.500 empregos indiretos. As vagas disponíveis também estão disponíveis no site da Alcoa e no LinkedIn.
Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative),
Comentários
Postar um comentário
Diga o que você achou dessa matéria?