Sinproesemma realiza o 13º Encontro Estadual de Núcleos


O Sinproesemma realizou na sexta-feira, 17, o 13º Encontro Estadual de Núcleos Sindicais com o objetivo de integrar e fortalecer as ações do Sinproesemma. Com o tema “Fortalecer a Luta Sindical pela Valorização Profissional”, o encontro propõe aprofundar o debate e mobilizar a categoria, visando consolidar e avançar nas conquistas dos núcleos do Sinproesemma no Estado do Maranhão.

O Encontro teve início com a abordagem da conjuntura política realizada pelo Secretário Geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nivaldo Santana, que enfatizou sobre o aprofundamento da crise do capitalismo no mundo, o golpe de 2016 no Brasil e a eleição de Bolsonaro que ampliou os desafios da classe trabalhadora. Nivaldo abordou ainda sobre a necessidade de mais representatividade dos educadores no parlamento.
Seguindo com o encontro, foram realizadas as palestras sobre eleições gerais 2022 e Precatórios do Fundef que tiveram como palestrante a secretária de representação de núcleos do Sinproesemma, Janice Neri e o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, respectivamente.

Para explorar a temática Fundeb Permanente – PCCR e Campanha Salarial 2022, a secretária de Relação de Gênero da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e secretária de Relações de Trabalho da CTB, Berenice D’Arc, que debateu sobre os desafios para manter o Fundeb atual no Brasil.

“Esse encontro é fundamental para iniciarmos um debate que garanta não só a quantidade de recursos para a educação e que esse recurso chegue aos profissionais, mas também a organização dos trabalhadores em um momento histórico que pode mudar a relação do Brasil, que é a eleição”.

Para a secretária de Representação de Núcleos do Sinproesemma, Janice Neri, esse foi mais um momento ímpar para os núcleos municipais em todo o Estado e principalmente para o fortalecimento do Sinproesemma.

“Vislumbramos fortalecer as ações do sindicato, as mobilizações da categoria em todo o Estado do Maranhão, especialmente para que o ano de 2022, que será um ano cheio de desafios por conta das eleições gerais e a perspectiva da implantação de um projeto político que vislumbre a liberdade, justiça social, soberania, igualdade de oportunidade. E principalmente para que a categoria busque a unidade em torno de suas pautas de reivindicação pela valorização profissional que passa pela garantia da reposição salarial, pelo cumprimento da jornada prevista na Lei do Piso e ainda o cumprimento dos PCCR’s”, ressaltou Janice.


Já o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, avaliou de forma muito positiva o 13º Encontro de Núcleos e disse ser fundamental a discussão de temas tão atuais como Fundeb Permanente, Precatórios do Fundef, Aposentadoria entre tanto outros que impactam diretamente na vida do trabalhador em educação.

“Essa formação é um importante evento do calendário de formação do Sinproesemma, onde debatemos sobre temáticas importantes e que impactam diretamente na vida dos trabalhadores em educação, de forma que com os debates e esclarecimentos ficamos mais familiarizados com os assuntos e preparados para fazer a defesa dos direitos dos profissionais da educação do Estado do Maranhão’, pontuou Oliveira.


Comentários