Vereadora aciona polícia após ser chamada de 'preta lixo'

A vereadora Paolla Miguel (PT) foi alvo de ofensa racial, em Campinas — Foto: Câmara de Campinas


Após sofrer ofensa racial durante seu discurso na Câmara Municipal de Campinas (SP), a vereadora Paolla Miguel (PT) registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil na manhã desta terça-feira (9). O caso já era apurado pelos parlamentares e agora será investigado como injúria racial.

Na noite desta segunda-feira (8), Paolla falava sobre discussões a respeito de racismo e do fundo de valorização da comunidade negra quando populares que acompanhavam a sessão gritaram o xingamento. Vereadores disseram ter ouvido "preta lixo". Ouça no vídeo acima.

"Na hora que eu recebi o vídeo, dá para ouvir nitidamente gritando 'preta lixo'. Não dá para deixar que isso simplesmente passe. A gente precisa buscar os autores. A gente precisa que as pessoas entendam que isso é um crime. Que isso não é liberdade de expressão, como foi dito lá. Isso é um crime".

Vereadora Paolla Miguel registra boletim de ocorrência após sofrer injúria racial na Câmara de Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

No 1º Distrito Policial de Campinas, na região central, a vereadora reuniu testemunhas do caso durante o registro do crime. Ela já prestou depoimento. As demais pessoas, no entanto, serão ouvidas somente ao longo das investigações pelo delegado responsável.

Paolla também entregou à Polícia Civil as imagens gravadas pela TV Câmara e por pessoas no local com celulares para auxiliar na identificação de suspeitos.

"Tem vídeos de vários ângulos para a gente conseguir fazer esse cruzamento de imagens, de vozes também, tem imagens da segurança da Câmara, que a gente também vai juntar posteriormente ao boletim de ocorrência", afirmou.

Sessão suspensa

Durante os gritos de populares, a vereadora chegou a se desconcentrar durante a fala, o presidente da Câmara suspendeu a sessão e colegas vereadores também se posicionaram contra a xingamento racial.

"Na hora que você sobe na tribuna, você se prepara, você fica ali e tem segurança do que você está falando. E na hora que você começa a ouvir esse tipo de coisa, começa a bater uma insegurança. Mas, temos que levantar a cabeça e seguir em frente", disse Paolla logo após a sessão.

O presidente do Legislativo, vereador Zé Carlos (PSB), solicitou que as imagens gravadas da sessão pela TV Câmara sejam analisadas, com objetivo de tentar identificar quem fez a ofensa. A Guarda Municipal foi acionada, mas ninguém foi detido. Até o momento, não há novidades sobre essa apuração da Casa.

"Alguém na plateia disse uma besteira. Nós estamos gravando a sessão. Nós vamos buscar as imagens, e quem falou vai pagar [...] Já vieram três vereadores falar aqui do racismo que aconteceu aqui dentro. A TV Câmara grava neste momento e já vai separando essas imagens. Quem fez isso vai pagar. A gente está pedindo com educação. As imagens falam por si, fiquem tranquilos. Eu vou expor aqui na Câmara quem falou essa bobagem", falou Zé Carlos durante a transmissão pela TV Câmara.

Público durante sessão da Câmara de Campinas, nesta segunda-feira (8) — Foto: Câmara de Campinas


Fonte: G1

Comentários