Sinproesemma e a Prefeitura de Paço do Lumiar debatem pautas importantes para os educadores do município


A direção estadual e a coordenação municipal do Sinproesemma em Paço do Lumiar-MA, reuniram-se com a prefeita, Paula Azevedo (PCdoB), para debater sobre as principais demandas da categoria do município, nesta quarta (24).

Os principais pontos abordados foram a reformulação de Plano de Cargos, Carreiras e Salário (Lei municipal nº424/2009), rateio do Fundef com 60%, o quinquênio, as gratificações, as progressões, dentre outros, de suma importância para os profissionais em educação de Paço do Lumiar.

O Núcleo do Sinproesemma em Paço do Lumiar, além de acompanhar a realidade que os profissionais da educação municipais enfrentam, também articulou e participou ativamente de todo o procedimento adotado pela Comissão de Gestão do Plano de Carreira, para a categoria.

Visando o melhor entendimento com a atual gestão, a coordenadora municipal do Sinproesemma, Jori Mary, afirmou que “esta luta é constante do Sinproesemma, sendo de suma importância esta reunião com quase todos os encaminhados solucionados para um melhor andamento da educação municipal”.

A Secretaria de Educação Municipal abordou a prioridade em avançar no cumprimento das demandas dos educadores, em que a secretária, Arsênia Formiga, assegurou que “o pagamento será feito das progressões, tanto as verticais quanto as horizontais, como também as articulações para os profissionais que ingressaram no mestrado e doutorado, assim valorizando os educadores para uma educação pública de qualidade no município”.

A secretária adjunta de educação, Hilberlene Barbosa, que compôs a Comissão Permanente de Gestão do Plano de Carreira de Paço do Lumiar, afirmou que “foi feita a análise de todos os processos que chegaram até a comissão, sendo os deferidos encaminhados para o parecer jurídico e inserção deste direito da categoria, em folha de pagamento”.

A prefeitura se comprometeu em viabilizar todos os pontos abordados pelo Sinproesemma aos profissionais da educação municipal, pautados na segurança jurídica, e a partir de dezembro de 2021 serão feitos os pagamentos das progressões aos educadores.

“Importante diálogo com os representantes do Sinproesemma, com pautas importantes para os profissionais de educação, em que garantimos o pagamento das progressões, de forma retroativa, a partir de dezembro. Quanto as outras pautas, estará em análise para dar um retorno em breve, com total segurança jurídica. Nesta gestão a educação de qualidade faz parte das prioridades no município”, afirmou a prefeita Paula Azevedo.


Para o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, a reunião foi produtiva com bom encaminhamento, primando pelo diálogo que continuará assegurando os direitos dos profissionais em educação de Paço do Lumiar.

“Avançamos em muitos pontos elencados de imediato e com a resolução das principais demandas. Asseguramos o pagamento das progressões e quanto a questão do quinquênio, falta determinar pontos relativos à segurança jurídica, mas num prazo bem curto, teremos a melhor solução para assegurar os direitos dos profissionais de educação de Paço de Lumiar”, declarou Oliveira.

Comentários